O AUTORITARISMO AINDA PERSISTE - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
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A Ditadura Militar no Brasil, em 1964, foi um período autoritário que se propagou diversos discursos hegemônicos e estabeleceu ações de coerção, tais como censura, restrição de direitos políticos e perseguição aos opositores do regime. Análogo a isso, nota-se que mesmo depois de anos o abuso de autoridade ainda persiste na sociedade brasileira, visto que a negligência governamental e a omissão social (Muito bem. Formulou a tese) contribuem para esse cenário nefasto. Assim, entende-se uma anomia no meio social, o que pressupõe uma discussão acerca da problemática. (Boa. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é evidente que a passividade pública contribui para a consolidação do problema abordado. Conforme John Locke, filósofo iluminista, esse fato configura uma quebra no contrato social, pois ao revogar o “Estado de Natureza”- momento em que o homem não é obrigado a seguir leis- com o objetivo de ser governado pelo Estado, os cidadãos esperam que esse amenize as mazelas e promova a igualdade de todos, porém não acontece no Brasil. Nesse sentido, o contrato é constantemente quebrado devido a falta de políticas públicas que promovam uma maior fiscalização dessas práticas e realizem o exercício de cidadania, pois como autoridade máxima do país, o governo deve zelar pela integridade física e moral das pessoas (Vírgula) bem como assegurar-lhes os direitos elencados na Magna Carta. Dessa forma, é inegável que essa conjuntura tende a intensificação desses efeitos, já que o governo não age em prol da resolução dela. (Argumentos válidos, no entanto precisam ser delimitados e mais explorados)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, outra causa responsável pela deficiência desse panorama é o individualismo propagado pela coletividade. Segundo Michel Focault, filósofo francês, o poder articula-se em uma linguagem que cria mecanismos de controle, os quais aumentam a subordinação. Sob esse viés, os indivíduos quando prezam por seus interesses particulares em detrimento dos coletivos, através de um sentimento de superioridade realizam atos que rompem com os preceitos éticos que norteiam o convívio social harmônio, uma vez que exercem uma autoridade no outro para se beneficiar. Desse modo, a violação desses atos torna-se nocivo para o corpo social, o qual configura uma situação preocupante que deve ser revertida. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar e superar o impasse. Urge que o Poder Judiciário, junto ao Executivo, (Boa. Apresentou o agente) por meio de verbas governamentais, criem um programa de fiscalização em todos os estados brasileiros, que contenha profissionais para exercer ações através das redes sociais e também por um disque denúncia, a fim de combater qualquer tipo de abuso de autoridade. Além disso, devem produzir campanhas socioeducativas veiculadas nos meios midiáticos, que mostrem como esses atos são praticados, com o fito de disseminar conhecimento sobre esse assunto e evitar que ainda continue acontecendo. Espera-se, com isso, que o evento de 1964 seja visto somente como memória e no presente esse marco não volte mais a acontecer. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. As ideias são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200