No livro "A revolução Burguesa no Brasil" (Vírgula) do sociólogo e brasileiro Florestan Fernando (Vírgula) é mostrado que a violência do regime militar como a representação da opressão e poder sobre os indivíduos (Melhore a construção dessa ideia). Ainda nos dias atuais, a sociedade se questiona sobre o papel das autoridades, uma vez que essa age de maneira divergente do interesse público. (Melhore a contextualização do tema e fomule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano,vale ressaltar que o governo se mostra ineficiente ao punir esse crime (Especifique-o). De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, ocorreram 21 mil casos desses abusos em 2015 (A ideia de abuso está ampla).Dessa maneira, fica claro que não há políticas que limitam e fiscalizam o exercício das autoridades devidamente. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é notado que existe uma preferência de vítima ao cometer um crime de abuso de poder. Segundo o Fórum de Segurança Pública ,a polícia matou o triplo de negros do que brancos entre 2015 e 2016 (Melhore a apresentação dessa discussão).Isso ocorre por conta do preconceito sofrido por esses cidadãos, como também por não ter programas de proteção e assistência. (Reveja como as discussões apresentadas se relacionam com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para solucionar esse impasse. É imprescindível que o governo (Vírgula) junto com o Conselho Nacional de Justiça (Vírgula) crie leis mais severas sobre fiscalização das ações de soberania de autoridades públicas e privadas (Vírgula) a fim afim de que diminua os casos de injustiça e humilhação (Muito bem. Apresentou o agente). Ademais, crie programas para proteger a população negra de abusos de poder com a finalidade de que esses não sofram mais com esse crime (Cuidado com o tangenciamento). Somente assim a sociedade brasileira terá uma segurança de qualidade e não sofrerá mais com o crime de abuso de autoridade.
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |