Abuso, não! - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com Aristóteles, "A base da sociedade é a justiça". Entretanto, o contexto do Brasil do século XXI contraria-o, uma vez que o abuso de autoridade prejudica a população e demonstra-se como uma questão de injustiça, assim, desestrutura a base da sociedade brasileira (Melhore a progressão de ideias). Sob esta perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem este quadro como a insuficiência legislativa e a irresponsabilidade de autoridades. (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é imprescindível ressaltar que a falta da severa atuação das leis colabora para a permanência do problema. Segundo o filósofo John Locke, as leis se fizeram para os homens e não para as leis. Sob esta ótica, percebe-se que ao criar uma lei é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão do abuso de poder a legislação não tem sido suficiente quando algumas autoridades praticam atos ilegais e não são punidas por possuírem cargos importantes ou por serem autoridades. Conforme publicado no portal da UOL, um guarda civil foi humilhado por um desembargador quando desempenhava sua atividade, sendo essa uma autoridade que já possuía em sua ficha mais de 40 procedimentos de apuração disciplinar, demonstrando que as punições não têm sido efetivas, uma vez que o problema persiste. (Argumento válido. Muito bem)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a irresponsabilidade é outro fator que dificulta a resolução da problemática. Em conformidade com Sartre, importante pensador, cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade de algumas autoridades (Especifique-as) quando estas atuam fora de sua competência ou quando praticam atos visando seus próprios interesses e não o bem-estar da sociedade, que por vezes depositou a confiança nestas. Desse modo, é preciso reverter este cenário que contraria o interesse público. (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o abuso de autoridades no poder. Para isso, o Ministério da Justiça (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover a efetivação das leis, para que esta seja aplicada a todos os indivíduos, sem nenhuma distinção, por meio de punições severas aos transgressores, a fim de restringir tal atuações e defender os interesses da sociedade. Nesta ação seria importante incluir que os envolvidos praticassem serviços voluntários em ONGs (Desenvolva a sigla). Somente assim, será possível buscar a justiça defendida pelo filósofo Aristóteles. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Excelentes discussões. No entanto, faltou desenvolver mais as discussões do segundo parágrafo de desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Você está no caminho. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200