.Abuso de Autoridade no Brasil. - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante a Ditadura Militar,golpe civil-militar instaurado de 1964 a 1985 no Brasil,aconteceram inúmeros formas de repressão e censura ,sendo essas, (Sem vírgula) facilitadas pelo massivo uso de poder das autoridades militares da época. Similarmente, no hodierna cenário brasileiro do século XXI,o abuso de autoridade ainda perdura como um grave problema,o qual, (Sem vírgula) pode ser encontrado nos diversos setores de atuação profissional.Logo,fica evidente que a sensação de superiodade,assim como a priorização de interesses pessoais são as causas da questão. (Boa. Apresentou a tese)

(Boa  estratégia coesiva) É relevante abordar,primeiramente,que o pensamento de superiodade é fator determinante para a persistência da questão.Acerca disso,Lúcio Kwayela,importante pensador,defende que a maldade humana tem apenas uma motivação:A a busca insana pela superiodade.Não distante desse pensamento,a sensação de superiodade encontra-se inserida na realidade brasileira,já que,muitas vezes,essa mentalidade preconceituosa e individualista interfere diretamente em decisões profissionais,tendo como facilitador o abuso de autoridade,que prejudica outras pessoas da esfera profissional,posto que, (Sem vírgula) esses indivíduos estão submetidos as escolhas de seus superiores,o que (Vírgula) por fim,dificulta a resolução desse impasse de caráter histórico. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa  estratégia coesiva) Paralelo a isso,outro fator limitante é a busca por necessidades individuais,as quais, (Sem vírgula) proliferam a permanência do imbróglio.A respeito disso,Émile Durkheim,notório filósofo,afirma que nosso egoísmo é, em grande parte,produto da sociedade.Sob essa perspectiva,a objetividade por necessidades pessoais é um grande exemplo do egoísmo descrito por Durkheim,uma vez que,na maioria das vezes, a sociedade tem relações "liquidas"-como Zygmunt Bauman afirmava-,isso,infelizmente ,gera uma escassez de empatia,já que,a sociedade preocupa-se em consumir produtos caros em detrimento da empatia que se deveria ter com os outros,ocasionado assim,o abuso de autoridade de forma natural. (Uso inadequqado da pontuação) em nossa realidade. (Melhore a progressão de ideias)

​​​​​​​(Boa  estratégia coesiva) Diante do exposto, urge que o Estado-órgão responsável pelo bem-estar da população-, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve, (Sem vírgula) promover na internet um debate "on-line" sobre a importância de ser ético e de se ter empatia com as outras pessoas,por meio das redes sociais,tendo exemplo Instagram e Facebook,com a finalidade de diminuir o abuso de autoridade que acontece no Brasil. Assim,possivelmente,fatos históricos como a Ditadura Militar ficarão apenas no passado.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto elas precisam ser mais exploradas. Evite uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200