Abuso de autoridade, como abordalo. - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
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Na música “obstáculos”, feita pelo rapper Pira7a, ele cita uma triste realidade do nosso país, “quem é pago para me proteger só me oprimiu, essa é a realidade das favelas do Brasil”. Analisando o trecho da música percebe-se o desabafo de um morador da periferia. O fato relatado pode ocasionar problemas como a sensação de insegurança quando próximo a agentes de segurança pública e o desconhecimento das abordagens de um abuso de autoridade. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Uma cena do icônico filme brasileiro “Tropa de elite” que mostra o capitão e sua guarnição invadindo a casa de um morador, que por sua vez ainda estava dormindo e é acordado com tapas em seu rosto (Melhore a apresentação dessa ideia). Esse é um claro exemplo de abuso de autoridade que se tornou comum em periferias, fazendo com que a população crie um sentimento de insegurança e revolta. E como consequência deste sentimento, surjam movimentos e protestos contra órgãos de defesa pública, que é o principal meio de segurança da população. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se que, normalmente (Vírgula) os casos de abuso de autoridade, (Sem verdade) são feitos por pessoas com um ego inflado e que contém um sentimento de superioridade com relação a vítima, seja um policial ou advogado... (Uso inadequado da pontuação) etc. (Ideias fragmentadas) Que está lidando com um civil que não tem “poder”, e por isso eles abusam de sua autoridade. Há muitas formas de identificar um caso de abuso de autoridade, por exemplo utilizar algemas em alguém que não põe a sua própria integridade física e nem do agente, e que não apresenta risco de fuga, porém isso é algo que acontece com muita frequência. (Melhore a apresentação das discussões. Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos citados para o combate ao abuso de autoridade no Brasil, podemos fazer mais relatos e denúncias sobre este tipo de acontecimentos. Além de informar a população as características desse tipo de acontecimento, e utilizando a internet para a divulgação, pois é um dos meios mais eficientes de comunicação. ​​​​​​​(Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200