Por mais que pareça ridículo, (Evite esse tipo de construção) existem pessoas que usam de seus cargos para pagarem (Reveja a seleção lexical) de superiores a outras pessoas. Existem os que usam seus cargos para abusar do poder e outros que usam seus cargos como uma espécie de distintivo de impunidade, ambos os casos devem ser coibidos. (Contextualize o tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, temos o caso do abuso de poder, em que o dono de algum cargo usa de seu poder para maltratar alguém, praticar algo ilegal, que vai além do seu poder garantido por lei, neste caso o "poder sobe à cabeça", fazendo com que a pessoa se exceda, às vezes (Vírgula) sem perceber. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, há o caso em que os cargos são utilizados como um distintivo que garante a não necessidade do cumprimento da lei, por o cargo tornar a pessoa que o exerce numa pessoa livre de pena na cabeça de quem da "carteirada" (Melhore a construção dessa ideia), como se se julgassem especiais perante os outros. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Em todo caso, o Governo Federal (Boa. Apresentou o agente) deve fazer propagandas na TV e na internet mostrando aos cidadãos como identificar o abuso de poder/autoridade e como denunciá-lo, (Ponto final) Além disso, deve, também, oferecer a quem vai pleitear e a quem já está num cargo público um treinamento de como evitar excessos que levem ao abuso de poder/autoridade. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Delimite e articule os argumentos de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |