As Manifestações do Abuso de Autoridade no Brasil e suas Soluções - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Historicamente, as civilizações humanas sempre foram marcadas por disputas de poder. O constante anseio por ascenção social e reafirmação do poder já conquistado faz o abuso de autoridade ser um problema recorrente, global e difícil de ser resolvido. A sociedade brasileira, marcada por conflitos sociais, ideológicos e de interesses individuais, torna a resolução da questão ainda mais distante. Por isso, reformas no setor público são urgentes. (Não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) A polícia é uma das instituições nas quais o problema é mais praticado e mais visível. Constantemente casos de abuso de autoridade policial em abordagens ganham fama, tendo como alvo principalmente a população negra, de baixas classes sociais e usuários de drogas ilícitas. A impunidade desse tipo de abuso torna-se clara no caso de um violoncelista negro que não tinha nenhuma passagem pela polícia e nenhuma evidência que o ligasse a algum crime, mas mesmo assim foi detido por policiais, levado a uma prisão (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão). Os policiais e agentes envolvidos não foram sequer afastados de seus cargos. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Mas as práticas de abuso de poder não se restringem à base da pirâmide hierárquica dos cargos públicos. É sabido que altos funcionários governamentais são destituídos de seus cargos quando, por exemplo, fazem políticas públicas que não harmonizam com os interesses de seus superiores ou de algum governante (Reestruture essa discussão). Por vezes, outros funcionários são nomeados para oferecer ou permitir privilégios fora das esferas legais. (Abordagem superficial)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Os abusos de autoridade são facilitados pelo não-cumprimento  não cumprimento das medidas e punições previstas na lei. Portanto, é necessário fazer reformas no sistema judiciário para que esses abusos sejam julgados prioritária e eficientemente. É preciso, também, desenvolver canais de denúncia e corregedoria que assegurem de fato o anonimato do denunciante e sua proteção. Por fim, é necessário reformular o treinamento de agentes de segurança para que estes tenham um entendimento de seu papel social e tomem consciência das diferentes realidades sociais e culturais brasileiras, para que deste modo parem de reproduzir preconceitos. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200