É notório que o abuso de autoridade está cada vez mais presente na sociedade brasileira, principalmente nos centros urbanos.Dentro tantos fatores relevantes, destacam-se , (Sem vírgula) agentes públicos presumir que tem superioridade em relação a outras pessoas por conta da sua função exercida ,e a questão da lei que muitas das vezes não e é aplicada . (Boa. Apresentou a tese. No entanto, melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Sabe-se que muitos agentes acreditam ter vantagem por conta do cargo que atuam.Um claro exemplo é a violência que alguns policiais praticam contra as pessoas ,aonde (Reveja pronomes relativos) muitas das vezes são jovens negros de regiões periféricas,com abordagem agressiva e sem necessidade.Deste modo ,além da humilhação e hostilidade que passam ,sofrem também ameaças implícitas. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Outra análise é a falta do cumprimento da lei contra esses agentes que cometem essas atitudes abusivas. É nítido vemos em manchetes de jornais (Problemas na construção de sentido), ou em outras plataformas de comunicação, notícias de cidadãos que tiveram seus direitos afligidos e que não tiveram nenhum amparo da justiça. Deixando mais um caso na estatística brasileira. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de combater o abuso de autoridades que estão visíveis cada vez mais. Contudo é dever dos governos estaduais (Apresentou o agente) aplicar medidas de caráter punitivo aos agentes estatal estatais que usam seu cargo de maneira inadequada na sociedade. Isso séria seria efetivado por meio da lei que já é existente. Essa proposta tem finalidade de evitar o comportamento indevido desses órgão, que tem a função de proporcionar segurança para todos,ao em vez invés de agirem de maneira preconceituosa e inaceitável daquilo que foi encubido. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, evitando uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |