Abuso de Autoridade no Brasil ...; - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No mundo contemporâneo, existem diversos problemas que se tornam responsáveis por desestruturar a sociedade, tornando-a a cada dia mais desigual,desumana e perigosa à seus indivíduos. No Brasil, o abuso de autoridade se mostrou um dos maiores problemas sociais do século XXI, visto que afeta significamente parte da população. Por meio disso, faz-se necessário analisar esse problema, já que ocorre, muitas vezes, em razão do sentimento de superioridade social, junto ao preconceito, (Boa. Formulou a tese) sentido pelos abusadores, trazendo como consequência um desequilíbrio social. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a maioria das pessoas detentoras de arbítrio, (Sem vírgula) infringem a lei em função do sentimento de superioridade e do preconceito. O conhecido caso de George Floyd, um cara negro morto por enforcamento por um policial branco, ocorrido nos Estatos Unidos, mas também muito parecido com diversos casos no Brasil, como o do agente militar João Paoulo Servato, reflete muito bem essa ideia (Melhore a relação entre as discussões apresentadas). Entende-se que, por obter direito a um patamar de respeito e domínio no âmbito coletivo, levando em consideração suas crenças e ideais pessoais, muitas vezes preconceituosas, usam do ato abusivo de seu exercício em favor próprio e do seu sentimento de superioridade. Ademais, esses violadores, por terem desse sentimento, acreditam que nunca podem ser contrariados de seus atos, visto que, sendo detentores do poder e do exercício das leis, usam a seu favor, favorecendo atos infratores e discriminatórios. (Evite uma argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em continuidade, o abuso de autoridade desestrutura a comunidade. De acordo com o Fato Social (Vírgula) de Émile Durkheim, todos na coletividade exercem uma função, sendo que, caso alguma pessoa deixe de efetuá-la, toda a sociedade estaria comprometida. Sendo assim, aquele que abusasse de sua autoridade estaria realizando algo a benefício próprio e não do coletivo, estaria usando se seu poder e força para se auto beneficiar, enquanto que o corpo social ficaria desestabilizado, comprometendo seus cidadãos e suas relações. Por meio disso, entende-se que o abuso de autoridade prejudica o meio social. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, se presenta necessário uma solução para os problemas vigentes. Faz-se mister por parte do Governo Federal, junto à Polícia Militar e ao Exército Brasileiro, ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou o agente) adotar a vigilância gradual de todos seus funcionários durante a execução de suas funções, por meio de pequenos projéteis de câmeras implantadas em seus vestuários, ação essa que já está sendo realizada em algumas partes do país.Essas câmeras ficariam ligadas, servindo como monitoramento em todas as operações policiais como forma de controle e maior transparência perante a sociedade. Com isso, a finalidade seria reduzir os casos de abusos de autoridade cometida por policiais no país, e efetuar a permanência de verdadeiros profissionais de segurança. Sendo assim, casos como o de George Floyd e o de João Paulo nunca vão acontecer novamente.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200