Violação na segurança - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 3 de janeiro de 2020 começou a valer a lei de abuso de autoridade que criminaliza constranger o indivíduo se sobrepondo a ele através de alguma profissão (Melhore a construção dessa ideia). Porém, infrações deste porte vêm sendo cometidas no Brasil. Sendo assim, melhores medidas são necessárias para contornar a situação que é causada por preconceitos sociais e por punições fracas ou nulas. (Muito bem. Apresentou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se pontuar, de início, que a soberba em muitos casos se alinha a discriminação social . Um exemplo notório é do policial militar João Paulo Servato, que foi filmado pisando no pescoço de uma mulher negra em uma abordagem na capital paulista, e infelizmente este caso se assemelha ao de George Froid  Floyd nos Estados Unidos e demais outros (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, a fala de São Tomás de Aquino, que defende que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância, é contrariada. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, a legislação não é aplicada de maneira devida ocasionando penas inábeis a quem comete atos ilegais. Desse modo a democracia imposta no Brasil fica ineficaz, porque as demandas apresentadas na Constituição ou até na Declaração dos direitos humanos são violadas. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar o cenário. O Ministério da Comunicação, em conjunto com o da Justiça, deve propor palestras sobre a comunicação ou atos não violentos em delegacias ou escritórios oficiais, além de exercer a prática das leis, através de especialistas no assunto que enfatizem as normas de conduta (Muito bem. Apresentou o agente). Por conseguinte, a população estará satisfeita e os índices de violações de direitos diminuirão. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas, evitando uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200