#A.A.X is my name - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o 1° artigo da Declaração Universal dos direitos Humanos(DUDH), todos os cidadãos nascem livres e iguais em direitos e dignidade. Visto isso, como o Brasil é um dos membros da ONU(Organização das Nações Unidas), assim como os demais congregados, ele tem o dever de cumprir tal decreto, haja vista que no preâmbulo do documento está escrito isso. Todavia, a autovalorização dos funcionários estatais, que vem ocorrendo no Brasil, dificulta o cumprimento da obrigação citada. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido, pois é paradoxal ao regime democratico, e porque é crime. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante salientar que, (Sem vírgula) a democracia não propõe a elevação dos representantes, mas sim a submissão deles ao povo. Como afirma John Locke, filósofo contratualista, o estado tem como objetivo de criação assegurar os direitos naturais dos indivíduos , isto é, os quais todos possuem apenas pelo fato de terem nascido. Isso, porque (Vírgula) o significado de democracia é "Sistema de governo no qual o poder emana do povo" , e não "Regime no qual representantes podem fazer o que pretenderem" que é o que muitos estão demonstrando achar verdadeiro e praticando (Melhore a apresentação dessa ideia). Sendo assim, medidas precisam ser tomadas urgentemente para a democracia brasileira não se transformar em uma monarquia, visto que nesta os representantes são cultuados e considerados superiores aos demais cidadãos e não naquela. (Delimite e explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém lembrar ainda que, (Sem vírgula) o autoritarismo de funcionários públicos refere-se a um delito, pois recusar-se a pagar multas, achar-se dono(a) de locais do governo em função do cargo exercido, inferiorizar outros cidadãos, e atitudes semelhantes, configuram violência simbólica, na qual uma pessoa usa de características próprias para humilhar outra (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa prática fere a DUDH, tendo em vista que essa carta proíbe a discriminação, e classifica a prática como crime humanitário, ou seja, aquele que viola um direito humano - situação inadimissível para uma democracia. (Evite uma abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que autoridades abusivas são características contrárias ao regime democrático, infração, e suscita intervenção. Por isso, para combater tal prática deplorável, a mídia, na condição de órgão fiscalizador dos três poderes (Executivo, Legislativo, e Judiciário), (Muito bem. Apresentou e detalhou o agente) deve expor em rede nacional os atos abusivos de servidores, através de reportagens criadas pelos jornalistas- que devem trabalhar baseando-se em fatos e não em opiniões- para ,assim, pressionar o Judiciário a punir os envolvidos devidamente. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200