Abuso de autoridade no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
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Quando Maquiavel escreveu sua obra, "O Príncipe", ele exemplificou o mau e a opressão como meios de governança de um regime absolutista. Além das narrativas do autor supracitado, ainda hoje, esse cenário de abuso de autoridade se destaca por dois fatores: o excesso de poder e o desvio de finalidade. (Embora tenha apresentado a tese, o tema precisa ser contextualizado com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Decerto que, no Brasil, ocupar cargos públicos de hierarquias elevadas conferem aos seus agentes públicos uma falsa sensação de inimputabilidade. Tal fato é questionado, uma vez que a Constituição Federal de 1988 declara que todos são iguais perante a Lei. Adicionalmente, a forma de atuação arbitrária, (Sem vírgula) fere o princípio da legalidade, e pode configurar assédio moral. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, para que lhes servem os cargos públicos, se não senão para a finalidade de servir ao interesse de todos (Melhore a apresentação dessa ideia). Consoante a isso, a exemplificação de nomeação de ministro, (Sem vírgula) não pode ser uma ação para conceder foro privilegiado a indiciados pela justiça. Caracterizando, assim, um mau uso da competência. Como ilustrado por Maquiavel já no fim da Idade Média. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para trabalhar esses problemas, é necessário implementar, por meio do Conselho Nacional de Educação, como tema transversal no currículo escolar, a discussão sobre abuso de autoridade. A fim de, através de debates em sala, exemplificar situações do cotidiano e atingir os discentes, provocando-lhes o senso crítico. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200