Quando Maquiavel escreveu sua obra, "O Príncipe", ele exemplificou o mau e a opressão como meios de governança de um regime absolutista. Além das narrativas do autor supracitado, ainda hoje, esse cenário de abuso de autoridade se destaca por dois fatores: o excesso de poder e o desvio de finalidade. (Embora tenha apresentado a tese, o tema precisa ser contextualizado com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Decerto que, no Brasil, ocupar cargos públicos de hierarquias elevadas conferem aos seus agentes públicos uma falsa sensação de inimputabilidade. Tal fato é questionado, uma vez que a Constituição Federal de 1988 declara que todos são iguais perante a Lei. Adicionalmente, a forma de atuação arbitrária, (Sem vírgula) fere o princípio da legalidade, e pode configurar assédio moral. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, para que lhes servem os cargos públicos, se não senão para a finalidade de servir ao interesse de todos (Melhore a apresentação dessa ideia). Consoante a isso, a exemplificação de nomeação de ministro, (Sem vírgula) não pode ser uma ação para conceder foro privilegiado a indiciados pela justiça. Caracterizando, assim, um mau uso da competência. Como ilustrado por Maquiavel já no fim da Idade Média. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para trabalhar esses problemas, é necessário implementar, por meio do Conselho Nacional de Educação, como tema transversal no currículo escolar, a discussão sobre abuso de autoridade. A fim de, através de debates em sala, exemplificar situações do cotidiano e atingir os discentes, provocando-lhes o senso crítico. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |