--- - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Teoria da Eugenia, cunhada no século XIX e que teve como base do nazismo, defende o controle social por meio da seleção de aspectos considerados melhores. Sob essa perspectiva, portanto, haveria seres humanos superiores, a depender de suas características. No contexto brasileiro atual, a noção eugênica de superioridade pode ser percebida na questão do abuso de poder por vontades particulares. Nesse sentido, observa-se uma configuração de um grave problema em virtude da ineficácia das leis e o individualismo. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é imprescindível verificar a insuficiência legislativa como um entrave para a garantia de uma justiça na sociedade. O filosofo John Locke defende que “As leis fizeram-se para os homens e não para as leis.” Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão do o abuso de poder, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema. (Delimite e desenvolva de acordo com o tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, o individualismo apresenta-se como outro impasse para a resolução. Na obra “Modernidade Liquida”, Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange ao abuso do poder (Melhore a relação entre as ideias). Em virtude disso, há, como consequência, a falta de empatia, pois para se colocar no lugar do outro, (Sem vírgula) é preciso deixar de olhar apenas para si (Evite construções clichês). Essa liquidez que influi na questão de abuso de poder funciona como um empecilho para a resolução. (As discussões estão superficiais)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Para esse fim, é necessário que o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente), juntos, realizem duplamente ações de punição e de atendimento psicológico aos agressores e às vítimas. Enquanto este se daria em postos de saúde por meio de acompanhamento de um profissional especializado em tratamento pós-trauma, aquele aconteceria por meio da agilização dos processos já abertos, a fim de garantir que o cenário de injustiça seja modificado. Dessa forma, o Brasil poderá superar o abuso de poder. (A proposta precisa ser mais detalhada)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões que são apresentadas ao longo do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200