Desigualdade de renda a fonte dos abusos de autoridades no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No dia 15 de Novembro de 1889 foi aclamada no Brasil a República, estabelecida através de um golpe político-militar, no qual contou com a participação do exército e dos grandes proprietários de terra, para pôr fim ao regime monárquico. Nesse contexto, inicia-se um novo período na história do país marcada pela opressão ao povo e concentração de poder sobre posse da elite agrária e militar. Incontestavelmente, tal referência, (Sem vírgula) exemplifica que o abuso de autoridade no país está relacionado tanto à falsa concepção de república baseada na desigualdade de renda, quanto à concessão de privilégios a um determinado grupo. (Boa. Formulou a tese. No entanto, melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é imperioso ressaltar sobre a verdadeira concepção de república, cuja palavra é derivada do latim '' re publica'' que significa ''coisa de todos '', por certo é de interesse de todos os cidadãos (Melhore a construção dessa ideia). De acordo com o escritor italiano Vittorio de Alferi existe uma classe de pessoas que atribui-se o mérito de ser ilustre, porém, deve ser considerada com um dos maiores obstáculos à vida livre e um dos mais ferozes pilares da tirania. Similarmente, no cenário hodierno brasileiro existe um certo contingente composto por diplomados, políticos e autoridades policiais que usufruem do seu status social para se beneficiarem, na maioria das vezes se jugam até superiores que seus compatriotas, pelo fato de possuir um cargo público ou até mesmo condições financeiras superiores .Dessa forma, é notório a existência da violação da dignidade humana. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro fator diz respeito à concessões de privilégios por parte do Estado a um grupo determinado grupo. A título de exemplo, vale ressaltar que um dos motores para o comportamento abusivo de autoridades no Brasil, (Sem vírgula) provém do sentimento de impunidade, uma vez que são defendidos pela própria Lei, que faz distinção entre preso especial e comum. Segundo, (Sem vírgula) o artigo 295 (Vírgula) do Código de processo Penal, são considerados presos especiais os ministros de Estado, interventores de Estado, diplomados entre outros. Sendo assim, é imprescindível uma intervenção Estatal, uma vez que o princípio da isonomia prevista na Constituição Federal está sendo transgredida. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de responsabilidade do Poder Legislativo (Boa. Apresentou o agente) elaborar um Projeto de Lei, (Sem vírgula) que vise extinguir a "prisão especial", cujo o propósito é promover o tratamento igualitário a todos os presos no Brasil, exceto no caso de autoridades policiais, que deverão permanecer detidos em quartéis. Paralelamente, cabe ao Judiciário fiscalizar o cumprimento das leis vigentes acerca dos crimes de abuso de autoridade. Isso deve ser feito, para que seja restabelecida isonomia entre todos os cidadãos.Por fim será possível a redução das desigualdades e assim concretizar- se - ão os objetivos da Constituição Federal, que é construir uma sociedade justa, livre e igualitária. ​​​​​​​(A proposta de intervenção precisa estar mais relacionada ao tema. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimtiadas e desenvolvidas de acordo com o tema. Evite um possível tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200