o Abuso de Autoridade no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos (Use aspas), famosa citação do Barão de Montesquieu, filósofo francês. Nesse sentido, o abuso de autoridade no Brasil é uma problemática na realidade de numerosos brasileiros. A falta de ética no tratamento com os cidadãos e o racismo policial acarretam em falhas que podem tirar a vida de pessoas inocentes. (Melhore a contextualização do tema. Reestruture as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é importante analisar a população que sofre com a falta de ética de certas autoridades, como exemplo a Polícia Militar (PM). É de suma importância analisar a renda, endereço e cor destas pessoas. A maior parcela do povo que é alvo de tal desigualdade vem de bairros pobres e são negras. A injustiça acaba acontecendo (Vírgula) pois as autoridades julgam-se superiores a eles, melhores. Esta realidade também é vista nos tribunais, onde os agentes judiciários podem tornar-se parciais, como nos casos em que aceitam suborno. (Reestruture as discussões. Melhore a relação com o tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante a destacar seria que o racismo policial é historicamente uma adversidade entre esses agentes públicos e os jovens negros periféricos. Atualmente, tem sido bastante repercutido nas mídias sociais casos de assassinatos causados pela polícia, como o menino João Pedro, de 14 anos, que estava em isolamento social por conta da Covid-19 em casa quando foi atingido por um tiro de fuzil no abdome abdômen, conforme relata o website Metrópoles (Melhore essa construção). Acontecimentos como esse são totalmente contra a Carta de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do dever do Estado de segurança pública garantido pela Constituição Federal de 1988. (Abordagem limitada. Reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Fica claro, portanto, o dever do Estado de criar mais leis que visem a punição daqueles que cometem essas ilegalidades por meio do Poder Legislativo (Boa. Apresentou o agente). Ademais, cabe também ao Estado fazer investimentos no Ministério da Justiça com a finalidade de criar cursos para educar e conscientizar agentes públicos do dever justo e igualitário a todos. Por fim, após estas ações, é de se esperar que a injustiça citada por Montesquieu não aconteça e todos possam prosperar juntos. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200