A persistência do abuso de poder. - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
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De acordo com o filósofo francês Barão de Montesquieu, “todos os homens com poder são tentados a abusar”. Esse pensamento permite estabelecer um paralelo com a sociedade contemporânea, haja vista os frequentes casos de abuso de autoridade no Brasil. Tais casos ocorrem, principalmente, devido à insuficiência legislativa e à lacuna educacional. (Muito bem. Fromulou a tese. No entanto, sugiro que melhore a contextualização do tema)
  

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a falta de leis eficientes vigentes é responsável pela persistência do problema. Nesse viés, o filósofo John Locke diz que “as leis se fizeram para os homens e não para as leis” (Melhore a apresentação dessa ideia). Ou seja, apesar da criação de leis que, em teoria, se aplicam ao abuso de poder, a efetividade é falha, visto que a situação ainda persiste no cenário atual. (Abordagem limitada)
  

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a educação ineficiente é outra causa para a mazela. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma falha educacional. No que tange ao abuso de autoridade, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola vem se mostrando ineficaz em estimular a ética (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão), responsável pelos princípios que orientam o comportamento humano, dos indivíduos. (Abordagem superficial do tema)
  

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, cabe ao Ministério da Educação-órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro- (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) incitar os princípios morais da população, por meio das aulas semanais de filosofia e sociologia. Nessas aulas os professores devem promover debates acerca do assunto, a fim de que a ética esteja aquém dos interesses individuais dos cidadãos. Faz-se necessário, também, que o Estado ​​​​​​​(Boa. Apresentou outro agente) amplie e fortaleça suas leis destinadas ao combate dessa prática. Assim, a ideia de Montesquieu sobre homens com poder poderá finalmente ser refutada. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma argumentação limitada. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200