No Brasil, o abuso de autoridade remonta a República Oligárquica, quando os coronéis usavam de seu poder para controlar o voto. Atualmente essa condição permanece na sociedade brasileira e se reflete na exclusão e na violência contra as minorias, visto que, (Sem vírgula) o agente( na maioria das vezes público) usa do arbítrio a ele concedido para agir de acordo com suas crenças e preconceitos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário entender a relação existente entre o abuso de poder e a opressão de minorias. Um exemplo desse tipo de vínculo , (Sem vírgula) foi quando um policial agrediu uma mulher negra pisando em seu pescoço durante uma abordagem (Melhore a apresentação dessa discussão). Evidentemente, esse tipo de situação acontece com mais frequência com a população negra e periférica, mostrando ,assim, o preconceito de alguns desses agentes. (As discussões estão incoerentes. Reestruture e melhore a progressão de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Segundo Karl Marx a história é construída pela luta de classes. Certamente houve avanços no combate ao abuso de autoridade. Por exemplo, atualmente , funcionários não podem impedir alguém de entrar em lugares públicos sem causas plausíveis . Entretanto, ainda há muitos empecilhos para o fim desse tipo infortúnio, visto que, (Sem vírgula) não existem leis o suficientes para que essas adversidades possam chegar ao fim. (As discussões não estão relacionadas ao tema. Reformule)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para acabar com este entrave, é necessário que o Ministério do Trabalho (Boa. Apresentou o agente), juntamente com o Governo Federal, a partir de investimentos, criem e melhorem as medidas de prevenção e fiscalização desse tipo de atitude(como cursos de ética trabalhista e implementação obrigatória de detalhados relatórios de trabalho). Também é importante que as escolas (Boa. Apresentou outro agente) participem por meio de projetos e palestras sobre respeito ao próximo. Assim será possível garantir que as minorias se sintam seguras e incluídas na sociedade brasileira . (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema. Melhore a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |