... - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As ações da igreja católica na idade média se expandiu  (Plural) para outros âmbitos sociais além da religiosidade e causou desinformação e falsas acusações. Portanto, essa atitude é semelhante ao abuso de autoridade (Vírgula) pois realiza desvios de função de um determinado cargo exercido pelo individuo (Melhore a relação entre as ideias apresentadas). Dessa forma, é possível concluir que os causadores dessa problemática é a impunidade quanto a realização deste ato e a ganância do indivíduo brasileiro. (Muito bem. Formulou a tese. No entanto, melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é valido salientar que o interesse do ser humano em querer sempre mais, (Sem vírgula) gera o abuso de poder. Logo, ao possuir um cargo de forte influência sobre a sociedade, o sujeito age de forma incorreta atuando sobre assuntos que não convém a sua profissão por meio do exercício da ganância (Reformule essa discussão). Nesse sentido, essa atitude diverge dos ideais do filósofo Aristóteles, pois acredita que a virtude está no meio termo entre o excesso e a falta. Sendo assim, esse pensamento é contrário ao conflito, devido ao sustento do exagero de uma característica humana. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é necessário mencionar a falta de impunidade como um dos causadores da má conduta de autoridade. Desse modo, os funcionários de cargos públicos frequentemente não são corretamente punidos e, assim, realizam atos errôneos (Reestruture essa discussão. Abordagem superficial). Nessa perspectiva, a realidade brasileira está distante da Grécia antiga, que possuía a lei do ostracismo como punição para casos de desrespeito às regras de seu sistema. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é dever do Poder Legislativo (Boa. Apresentou o agente) introduzir leis eficazes, por meio da elaboração de projetos que visam o combate de abuso de poder. Essa iniciativa tem a finalidade de punir corretamente os indivíduos que burlam as regras da nação brasileira e, então, o povo poderá desfrutar de um sistema que não possua ações prejudiciais como as da Igreja Católica. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a evitar uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200