JXP-Combate aos superiores - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na telenovela “Cúmplices de Um Resgate”, o personagem “Tomas” se aproveita do importante cargo na empresa em que trabalha para obter um melhor estilo de vida, mas para isso, (Sem vírgula) menospreza o ofício do resto dos funcionários. Em semelhança com os acontecimentos atuais, o abuso de autoridade no Brasil torna-se evidente, onde  (Reveja pronomes relativos) políticos e pessoas da alta sociedade têm se apropriado de suas posições para garantir recursos, aumentando não só a corrupção, mas também a desigualdade social. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, o corrompimento da direção federal é uma das principais consequências do abuso de autoridade. Segundo o Índice de Percepção de Corrupção (IPC), o Brasil está entre os 100 países mais corruptos do globo terrestre (Boa. Apresentou dados), a causa disso consiste em que a maioria dos estadistas se atentam apenas em obter benefícios por meio de seus cargos, esquecendo da população e somando lucros com o capital público, ou seja, encaminhando-se contra a prosperidade do país. (Reestruture e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outra complicação do abuso de poder é a desigualdade social, onde pessoas já ricas ficam mais abastadas (por causa do seu emprego), e indivíduos pobres se dispõem crescentemente de menos dinheiro (Reformule essa discussão). Conforme dados do Coeficiente de Gini, o Brasil é considerado o décimo país mais desigual do mundo, devido a concentração da riqueza nacional apenas na parte desenvolvida da nação, deixando de lado milhões de brasileiros que vivem na miséria, na fome e na pobreza. (Reveja como as discussões se relacionam com o tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, medidas são necessárias para combater o empasse. O Poder Legislativo (Boa. Apresentou o agente) deve promover ações contra o abuso de autoridade, por meio de novas leis que devem extinguir esse problema. Isso será feito, por exemplo, pela proteção dos direitos de cada cidadão e prendendo pessoas que cometem esse crime. Essa intervenção tem a finalidade de defender os indivíduos prejudicados, e delatar todos que se envolvem nessa infração. Executando as precauções ditas, o Brasil será um estado menos corrupto e mais igualitário. (A proposta de intervenção precisa ser mais detalhada)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200