Abelhas que Não Produzem Mel - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 14/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

E comum que o ser humano busque meios pelo qual possa atingir um determinado objetivo, é um estado natural de nossa espécie, onde todos buscam pela auto-realização, porém algumas dessas pessoas ocupam uma posição em nossa hierarquia social onde por detrimento do bem comum se opõem as diretrizes de igualdade social e respeito ao próximo, pois utilizam desse cargo para se furtarem de responsabilidades e obrigações. Fruto disso é o aumento da desigualdade e a criação de tribunais de exceção por todo o país. (Reestruture e melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) A fim Afim de punir a prática desses atos em 2019 (Melhore a construção dessa ideia) foi sancionada a lei 13869, que caracteriza as práticas de abuso de autoridade por parte de agentes públicos como crime, esses excessos ocorrem nas diversas esferas do poder público. O pior de todos os males se agrava ainda mais quando agentes procuram se beneficiar, amostra disso são os diversos casos de abordagem agressivas de policiais, sentenças de inocentes perante processos jurídicos falhos, ou ser desrespeitado pela chefia de algum órgão público. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte a alta posição do cargo e a autarquia há que ele pertence dificulta a punição dos servidores públicos que cometeram esse crime, pois o alto cargo e alcance o servidor pode usar dessa rede estrutural que dá a ele uma influência, dificultando por exemplo que o presidente de uma determinada organização pública seja investigado (Vírgula) pois hierarquicamente o órgão que irá realizar esta apuração está submetido as diretrizes desse presidente, isso pode encorajar as pessoas a agirem de forma antiética e continuarem a praticar abusos de poder. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente com toda essa movimentação para punir e as dificuldades de alcançar êxito nesse processo, (Sem vírgula) surgiram os tribunais das redes sociais, que atuam como um tribunal de exceção, onde claramente não se tem nenhuma atividade legitimamente jurídica, mas é como se houvesse, pois como forma de punição as pessoas são "canceladas"por suas ações fora do padrão aceitável (Não compreende a estrutura do texto). Para enfrentar esse grave problema social onde as pessoas se julgam superiores as outras é necessário criar esta cultura de cancelamento entre os servidores públicos que tem em seu cargo uma suma função que é a de reduzir as desigualdades e não aumenta-lá aumetá-la, para tanto é necessita-se que as pessoas possam denunciar os crimes a órgão independentes para que não façam como diz Michel Foucault "Não fazer como aqueles que, ao serem picados pelas abelhas, renunciam a colher o mel". (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200