O beneficio que não beneficia ninguém. - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 13/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sem gerar nenhum benefício,a não ser para aquele individuo que está se prevalecendo diante da situação,o abuso de autoridade é considerado até mesmo letal,visto os inúmeros óbitos causados desnecessariamente por forças policiais no país (Melhore a progressão de ideias).Ademais o Brasil enfrenta pessoas que utilizam também de sua posição profissional para desrespeitar as leis. (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, segundo um relatório feito pela Anistia Internacional publicado em 2015, a Policia Militar do Brasil é a que mais mata no mundo, que em geral são homicídios de pessoas já rendidas, feridas,alvejadas ou confundidas sem qualquer aviso prévio (Melhore a apresentação dessa ideia). Entre as mortes estão principalmente de jovens negros periféricos. (Melhore o encadeamento textual) Perfil de João Pedro,de 14 anos,assassinado dentro de sua própria residência com mais de 70 disparos de fuzil,dados pelas suas costas.Vidas como está são perdidas com apenas desculpas de que foi "sem querer' (Aspas duplas) ou 'confundimos ele com o traficante' (Aspas duplas), mas que não são o suficiente. (Cuidado com a argumentação expositiva. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, visto que, (Sem vírgula) posição nenhuma o faz estar acima das leis do seu país,isso jamais deve ser utilizado como forma de descumpri-las. Cenas como a do Desembargador que humilhou um Guarda Municipal por efetuar uma multa, da qual foi aplicada por estar descumprindo um decreto de sua cidade, deve ser extintas, já que independente de sua profissão, cargo público ou condição financeira ainda continua sendo um cidadão.Além que no Brasil o abuso de autoridade é crime. (Melhore a progressão de ideias. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Destarte,é necessário que os órgãos de justiça sejam atuantes e firmes nos julgamentos de casos onde crimes de abuso de autoridade ocorram, com o intuito de punir aqueles que os cometeram, e demonstrar que tals  tais atos não serão tolerados.. (Uso inadequado da pontuação) O governo (Boa. Apresentou o agente) deve promover dentro das forças policiais do país, (Sem vírgula) formações mais efetivas a esses profissionais (Vírgula) a fim de prevenir novos casos de abusos e consequentemente mortes desnecessárias.Além de também levar auxilio à a àqueles familiares que perderam entes, como políticas públicas com ajuda psicológica (A proposta precisa estar mais relacionada ao tema). A morte por descuido jamais deve ser banalizada no Brasil e nem em país nenhum do mundo.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas de acordo com o tema. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200