Por que um diploma ou um concurso público pode fazer algumas pessoas pensarem que de alguma forma são melhores que as outras? Talvez por morarem num bairro mais nobre ou possuírem algum tipo de carrão ou quem sabe algum plano de saúde bem amplo, para algumas pessoas é como se elas tivessem uma capa de super-herói ou até mesmo super poderes. Quando o policial militar João Paulo Servato pisou no pescoço de uma mulher negra (Vírgula) na capital paulista (Vírgula) no mês de maio (Vírgula) ele estava não só humilhando uma mulher negra, mas estava ali no chão sendo representada toda a classe feminina por se tratar de uma mulher, ( negra ) por fazer parte da história do nosso país, de classe pobre como á a maioria de nós brasileiros por que porque se fosse rica com certeza não teria o mesmo tratamento, e estava ali também representado o machismo que talvez ele pode ter aprendido desde de criança nessa mesma nossa sociedade, (Problemas no encadeamento textual) deveria não só ser afastado do cargo (Vírgula) mas punido de forma mais severa (Vírgula) como por exemplo perder a farda (Melhore a apresentação dessa ideia). A partir daí então deveríamos ascender uma luzinha vermelha na "Educação" não só escolar (Vírgula) mas também do lar, penso (Uso da primeira pessoa) que todos os saberes e poderes como por exemplo: A a Psicologia e a área Jurídica devem dar as mãos para não só diminuir esse tipo de caso (Vírgula) mas erradicar da nossa sociedade esse tipo de conduta. E o que dizer então do caso desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira que se recusou a usar máscara de proteção em uma praia de Santos ( SP ) (Problemas na progressão de ideias) deveria não só ser afastado do cargo (Vírgula) mas punido de uma forma mais severa (Vírgula) como por exemplo: responder judicialmente por abuso de poder principalmente por ter conhecimento jurídico, casos como estes e tantos outros os quais não chegam ao conhecimento da população se não for através da mídia, redes sociais, internet e meios de comunicação como TV e Rádio dão força e voz à população brasileira, quando isso acontece e as pessoas saem impunes reforça ainda mais que as pessoas "poderosas" desse país podem fazer o que quiserem, quando quiserem, e da forma que quiserem, sem jamais serem punidas ou responsabilizadas por suas ações, ao meu ver (Uso da primeira pessoa) precisamos de mais políticas públicas e leis mais severas não aquele tipo de lei que prende e se paga uma fiança qualquer e no outro dia já está souto "tirando onda" mas leis que tenha mais fundamentos e que funcionem não somente com pobres mas também com ricos, brancos, concursado, com diploma ou não, o símbolo da justiça é uma mulher com a balança na mão simbolizando a justiça praticada a todos em suas ações e uma faixa nos olhos mostrando imparcialidade (Problemas na construção de sentido). Mas às vezes parece que a faixa simboliza que a justiça é cega (Vírgula) principalmente em nosso país com o jeitinho brasileiro (Vírgula) onde tudo acaba em pizza.
Como diria o compositor Renato Russo "Que País é esse?" e o que dizer da música de outro compositor conhecido Cazuza "Brasil mostra a sua cara" essas músicas são atemporais e mostra a realidade de um país que insiste em não querer mudar, pelo ao menos para melhor. "Acorda Brasil".
Comentários do corretor
As discussões precisam ser apresentadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Delimite o parágrafo de introdução, desenvolvimento e conclusão. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 20 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |