O livro ‘Fahrenheit 451’ (Aspas duplas) apresenta uma cena na qual bombeiros incendeiam uma senhora junto a sua casa e seus livros (Melhore a apresentação dessa ideia). Fora da ficção, percebe-se um cenário semelhante, no qual o abuso de autoridade se configura com um ato desumano e recorrente (Reveja a construção dessa ideia). Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, com a lacuna educacional e o silenciamento midiático. (Boa. Apresentou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe pontuar que a lacuna educacional é uma causa latente do problema. Comprova-se isso por meio da ótica de Immanuel Kant que diz que o homem é aquilo que a educação faz dele (Explore essa ideia com mais clareza). Dessa forma nota-se que se o abuso de autoridade dentre outros problemas sociais fossem discutidos nas salas de aula tais situações não iriam persistir na sociedade brasileira. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém frisar que a mídia contribui para perpetuação do abuso autoritário. Isso pois, (Sem vírgula) ela em vez de divulgar as necessidades da sociedade em busca de uma resolução, ela as silenciam, dificultando tal objetivo (Reestruture essa discussão). Segundo Pierre Bourdieu aquilo que foi criado a fins democráticos não deve ser usado como meio de opressão. Nesse viés, percebe-se que essa ferramenta de divulgação está sendo usada de forma equivocada, focando em prejudicar certos grupos sociais e negligenciar a realidade que precisa ser exposta a toda população, fazendo com que abusos, discriminações e outros diversos problemas sociais permaneça no Brasil. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível que escolas junto às prefeituras (Boa. Apresenta o agente) realizem projetos sociais por meio de palestras e rodas de conversas que têm como tema principal debater o excesso de poder e o desvio de finalidade vindo das autoridades, a fim acabar com o mal pela raiz. Além disso, é essencial que o Governo Federal (Boa. Apresentou outro agente) crie leis com punições rígidas focadas nessa problemática, a fim de levar o arrependimento aqueles que cometem tal crime. Logo, assim haverá uma nova sociedade prosperando igualdade e respeito.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |