Autoridades imparáveis - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 12/09/2020

Status:

Corrigida
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Atualmente, um assunto que tem ganhado repercussão, debates e discussões é o abuso de autoridade no Brasil. Alguns exemplos como policiais, desembargadores, pessoas do poder público, entre outros, tentam se usar de sua posição para poder passar por cima da lei. Vemos algo que prova a estupidez e falta de humildade de muitos seres humanos (Reformule essa ideia)(Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Num país onde os sorrisos e as frases bonitas são eleitos para governarem, e nos bastidores se rouba, se vende e se corrompe, também é notável que muitos concursados ou indicados ao poder agem como se a lei não tivesse valia para eles. (Reelabore essa ideia) Se cria uma imagem de que um desembargador não pode ser multado por um policial militar “comum”, este “chefe” pode chamar o seu próximo de “analfabeto” sem mesmo ter provas disso, e fazendo afirmações pejorativas. Muitos líderes ou superiores que gerenciam pessoas pensam que estão “encima” de seus comandados, enquanto deveriam entender que “pisar no pescoço” de alguém não indica autoridade. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a estratégia coesiva) A autoridade deveria começar pelo respeito, e esse, em relação às leis e ao próximo. A lei é para todos, desde o gari ao presidente da república. A lei é para todos, e o respeito vem desde a infância, o problema é que se criam crianças que pensam que o preto tem um valor diferente do branco, que o juiz é alguém mais digno que o gari, que dinheiro torna alguém superior a outros. (Evite clichês) Um pensamento brilhante de Augusto Cury, (Melhore a construção de sentido) diz “Há pessoas tão pobres, que só têm dinheiro. Há pessoas tão incultas, que só têm cultura acadêmica”, estas duas frases esboçam que poder, dinheiro e títulos não constroem um ser humano digno ou importante, há muito mais que isso na vida, e o início de tudo é o respeito. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Se faz necessária uma educação melhor das crianças desta geração, assim como das vindouras, acerca de respeito e humildade. Há muita gente que, após ter recebido fama e poder, parecem ter se tornado soberbas e arrogantes. As pessoas têm sua personalidade e seus valores guardados durante a vida, e os revelam quando recebem poder e liberdade. É de urgente importância que as famílias ensinem os pequeninos e jovens de que: “doutor”, “senhor”, “excelentíssimo”, entre outros, são só títulos, mas o que define quem alguém realmente é, são suas atitudes. (Construção clichê. Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200