Na obra "Filosófia do Direito", o pensador Hegel discorre sobre a importância de um pensamento crítico para a formação da consciência dos indivíduos, que consiste em estar no mundo e ver o mundo por completo. Entretanto, no Brasil hodierno, a questão do abuso de autoridade difere da narrativa autor, pois a falta de um questionamento contundente pela esfera federativa acerca da temática é uma marca constante neste país. Desse modo, é profícuo analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos políticos e egocêntricos. (Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais no sentido de combater atos de fortalecimento de cargos públicos para fazer valer vontades particulares. Segundo Edmund Burker, reverente filósofo irlandês, uma pátria, para fazer-se amar, deve ser multifacetada em todos os seus aspectos socioespaciais, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, muitos agentes públicos atuam contrariamente ao interesse da sociedade, desviando-se da finalidade coletiva – que consiste em prezar pelo contrato social (Melhore a apresentação dessa discussão). Em decorrência disso, essa conjura tanto promove a imoderação da soberania, quanto possibilita a não oferta de representatividade nacional e global à sociedade. (Melhore a relação das discussões com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, o egoísmo pessoal acima de tudo também pode ser apontado como responsável pelo problema.De acordo com o pensamento marxista, priorizar o bem pessoal em detrimento do coletivo, (Sem vírgula) gera inúmeras dificuldades para o corpo social. Nessa linha de pensamento, ao ponto em que um colaborador comunitário acha que pode tomar decisões sem consultar a lei, os diretos da população são feridos em nome de interesses pessoais. Desse modo, tal direito constitucional converte a ser pouco igualitário e torna-se um reflexo da sociedade contemporânea, na qual as relações de lucro e cobiça predominam. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado tome providências para solucionar o impasse. Para melhor compreensão do fato que a soberania não pode ser obtida com métodos imorais, mas somente mediante a justiça, urge que o Poder Executivo – instituição de notória relevância para o país – (Boa. Apresenta e faz detalhamento do agente) promova, por meio da criação de novas leis, metas para o aprimoramento do setor de recursos humanos da rede pública com verbas estatais, garantindo o processo de construção identitaria laboral. Somente assim, a narrativa de Hegel tornar-se-á vigente no cenário brasileiro. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |