O escritor brasileiro Paulo Coelho descreveu (Vírgula) em um artigo escrito para o The Washington Post (Vírgula) que sofreu tortura física e psicológica no período da ditadura militar. Atualmente, devido as alterações políticas e sociais, esse processo histórico ditatorial, (Sem vírgula) ocorre quando policiais coibem manifestantes de protestarem pacificamente. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma manifestação política e social ocorre quando os integrantes de um grupo não estão satisfeitos com as ações do representante no governo brasileiro sendo que, (Sem vírgula) os próprios cidadãos escolheram ele sob a forma da democracia representativa (Reveja como essa discussão se relaciona com o tema). Por isso, Thomas Hobbes quando afirma que " o homem é o lobo do homem", (Sem vírgula) quer dizer que a individualidade se sobrepõe ao coletivo em diversos momentos de construção social. (Há um tangenciamento. Cuidado. Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Enfim, a lei existe para ter um funcionamento eficiente e não algo que precise a todo instante de reparos por causa das atitudes equivocadas seja, por parte de policiais, promotores de justiça. Com isso, é inaceitável que os menos favorecidos economicamente não possam expressar seus pensamentos, ter liberdade de ir e vir nos âmbitos sociais. Logo, o Ministério Público (Apresentou o agente) precisa fiscalizar as ações policiais e, (Sem vírgula) a punição a quem persistir se beneficiando de modo irregular do cargo, (Sem vírgula) merece ser exonerado do mesmo. (A proposta de intervenção precisa estar mais relacionada ao tema)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |