Pagando pelos atos - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 11/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "A revolução dos bichos", de George Orwell, conhecemos o porco Napoleão. Ele chegou ao poder por meio de várias trapaças e manipulações no decorrer da trama. Sendo quem governa, e, portanto, a atoridade dentro da granja, faz o que bem entende, sem se preocupar com os demais bichos. Isso, em muito, se assemelha com nossa política e atual hierarquia social. As autoridades, por serem as princípais  principais privilegiádas, pouco fazem para reverter tal realidade, que é ocasionada pela compra de direitos e da naturalização das situações de abuso. (Boa. Apresentou a tese. No entanto, sugiro que melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, se faz inegável a realidade que o Brasil vive, onde, se você tem capital suficiente, as leis não se aplicam a você (Cuidado ao fazer essa afirmação). Existem poucos crimes que não podem ser ressarcidos por dinheiro, a pessoa que detém esse meio paga por seus erros, mas não reflete sobre eles e, muito menos, sofre as concequências deles. Um exemplo disso foi o caso do desembargador Eduardo Almeida Prado, que, mesmo desrespeitando um decreto municipal (que servia para proteger toda a população), destratando um guarda cívil, rasgando uma multa e sendo exposto na internet, foi apenas afastado de seu cargo temporariamente. Na nossa realidade, quando se tem dinheiro e poder, o seu direito não vai até onde o do outro começa, ele vai até onde o seu dinheiro acaba (Cuidado com construções clichês).  (As discussões precisam ser delimitadas. Argumentação muito expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, já se tornou tão comum o abuso de autoridade, (Sem vírgula) que, muitas vezes, a própria população aceita, e pior, justifica Melhore a apresentação dessa ideia). Essas pessoas seguem o preceito político de Maquiavel "os fins justificam os meios". São muitos os casos onde, além dos culpados serem isentos de sua culpa, suas ações são naturalizadas e almejadas. Parafraseando Paulo Freire (Vírgula) em sua obra "A educação libertadora", pode-se concluir que o sonho do oprimido é se tornar o opressor. Tal preceito se faz, extremamente, real, pois, no Brasil, o sonho (de boa parte) da população é chegar a um patamar onde possam se igualar aos seus opressores. Vale constar que, (Sem vírgula) não são os abusadores a meta dessa população, mas sim, (Sem vírgula) a situação na qual eles se encontram. (Melhore a progressão de ideias. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Dito isso, concluísse  conclui-se que o abuso de autoridade no Brasil é um problema recorrente que traz diversas concequências nocívas  nocivas para nossa sociedade. Portanto, cabe ao Poder Legislátivo (Boa. Apresentou o agente) a criação de uma emenda que vete a absolção por meio de fiança em casos, comprovados, de abuso de autoridade, ou, (Sem vírgula) de tentativas de suborno. Somente assim, pessoas como Napoleão não mais se sentirão no direito de abusar de suas respectivas autoridades, e, (Sem vírgula) pagarão de forma devida por seus atos. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, pois a estratégia argumentativa está limitada. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200