As bases da sociedade brasileira - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 11/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Liberdade, igualdade e fraternidade lema da Revolução Francesa e base dos direitos humanos de uma sociedade democrática (Melhore o encadeamento). Desse modo a Constituição brasileira se alicerça em tais fundamentos e busca garantir a todos os cidadãos igualdade perante a lei, no entanto, o que vem prevalecendo em meio a sociedade é o abuso de autoridade cometido por pessoas que se julgam superiores as outras. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Segundo John Locke é dever do Estado fornecer à população de maneira democrática os mesmos direitos , sendo assim, fatores externos como a renda não podem vir a interferir (Melhore a apresentação dessa discussão). Todavia, a sociedade brasileira foi construída a partir de um processo de colonização baseado no poder econômico de cada integrante e na escravidão sendo, dessa forma, estabelecida uma estrutura hierárquica. (Abordagem limitada do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Da colonização à república observa-se uma alteração na forma de governo, mas não na estrutura hierarquizada da sociedade. Dessa maneira, ainda hoje pessoas bem estabelecidas e que possuem algum cargo de prestígio se julgam melhores do que outras e colocam-se acima da lei (Reestruture essa discussão). Fato esse que pode ser representado pela conduta do desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira que foi flagrado, em julho desse ano, mal tratando maltratando um guarda civil que estava apenas cumprindo seu dever. (Argumentação expositiva)

(Melhore a estratégia coesiva) Percebe-se que o abuso de poder é um mal que afeta a sociedade brasileira a há tempos. Dessa forma medidas devem ser tomadas para que a Constituição federal não seja ferida. Portanto, para que todos os cidadãos sejam tratados de forma igual perante a lei e para que ações como a do desembargador citado sejam devidamente julgadas é necessário que a Legislação seja reestruturada para que as leis punam a todos independentemente do cargo que a pessoa possui no Estado. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, tendo em vista que a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200