Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o abuso de autoritarismo (Reveja a seleção lexical para não ocasionar o tangenciamento) no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do silenciamento, quanto da lacuna educacional (Boa. Apresentou a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é fulcral pontuar que o abuso de autoritarismo no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismo que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades governamentais, o silenciamento, por sua vez, acaba sendo a consequência do abuso de autoritarismo (Use sinônimos). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar a lacuna educacional como promotor desse problema. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele (Use aspas). Assim, a educação deve ser um direito universal. Tendo isso presente, é nítido observar a ausência de debates sobre o abuso de autoritarismo nas escolas brasileira (Essa discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza). Logo, isso retarda a resolução do empecilho, já que a lacuna educacional contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas (Boa. Apresentou o agente), em parceria com a prefeitura (Vírgula) promovam espaços para rodas de conversas e debates sobre a questão do abuso de autoritarismo no Brasil, tais eventos podem ocorrer no período extraclasse contando com a presença de professores e especialistas no assunto. Além disso, esses eventos devem ser aberto à comunidade (Vírgula) a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate ao abuso de autoritarismo no Brasil e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. Em suma, atenuar-se-à, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do abuso de autoritarismo no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |