Violência policial no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 11/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2020, com o assassinato de um homem negro por policial (Vírgula) nos Estados Unidos, culminou em uma onda de protesto pelo mundo pedindo fim do racismo e do abuso de autoridade, abrindo discussão sobre isso no Brasil. Desse modo, os casos incessantes de indivíduos pobres e negros sendo mortos ou violentados por policiais evidencia, no Brasil, a legitimação dos agressores por possuir maior poder em detrimento de seu ofício. Nesse sentido, é válido ressaltar a conduta discriminatório das autoridades ao exercer sua profissão, além da insuficiência legislativa em punir autores do abuso de autoridade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, o preconceito estrutural enraizada na sociedade é, sobretudo, indicado no abuso de autoridade. Nesse contexto, na série "olhos que condenam" é mostrada a violência policial e uso excessivo do poder para indiciar, ilegalmente, jovens periféricos e negros por um crime não cometido. De forma análoga no Brasil, essa série retrata a realidade da população pobre e negra que são constantemente abordados com violência, sem indício de crime mas que, por sua vez, já são reconhecidos por sua cor de pele e sua origem (Melhore a relação entre as ideias apresentadas). Com efeito, a população mais propensa aos abusos de autoridades é, indubitavelmente, de menor poder aquisitivo, pois são facilmente silenciados por detentores de poderes. (Delimite e explore mais as ideias apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a insuficiência legislativa no que concerne aos abusos de autoridades são fracas e superficiais. Conforme o jornal "Folha de São Paulo", as denúncias contra autoridade, na maioria dos casos, sequer são examinados e investigados. Dessa forma, o uso abusivo do poder é legitimado pela falta de leis e atuação punitiva ao agressor, tornando mais recorrente a violência policial contra a população brasileira. Restringindo, assim, os direitos plenos dos cidadãos da garantia de proteção contra qualquer tipo de violência. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) O abuso de autoridade é, portanto, emergente no contexto social brasileiro. Diante disso, o governo (Boa. Apresenta o agente) deve reforçar leis de medidas punitivas a esses crimes, por meio de incentivos às denúncias das vítimas e investigação minuciosa do crime, com o afastamento do culpado e políticas de combate ao uso excessivo do poder na capacitação dos profissionais. Espera-se, com isso, o uso adequado do poder das autoridades e que os cidadãos possam gozar de seus direitos plenos garantidos. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200