Em “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood, o Estado teocrático e extremista de Gilead subjuga as mulheres e tira todos os seus direitos, concentrando todo o poder nas mãos dos homens. O abuso de poder é constante nesse país, um dos exemplos mais chocantes é quando uma aia tem seu olho arrancado por não cumprir com a ‘’vontade divina”. O abuso de autoridade não é um problema apenas na ficção, aqui no Brasil vem se mostrado um desafio a ser enfrentado pela sociedade. Os dois tipos de abuso mais comuns são o desvio de finalidade e o excesso de poder. (Melhore a contextualização do tema, no sentido de melhorar o encadeamento das ideias, e formule a tese com clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) O desvio de finalidade acontece quando a autoridade usa seu poder em benefício próprio para atender objetivos e desejos únicos. Um exemplo desse tipo de abuso aconteceu em São Paulo quando um policial pisou no pescoço de uma senhora negra de idade (Ambiguidade), quase a matando. Casos assim só mostram como a população não está segura com os oficiais que deveriam, na prática, protegê-la. O abuso de poder prejudica a população como um todo e é um ato de irresponsabilidade que ameaça a vida de civis. (Recorte superficial)
(Boa estratégia coesiva) Outro tipo de abuso é o excesso de poder, caracterizado pelo uso da autoridade além do seu cargo. Segundo o contratualista John Locke, o rei deveria ser destituído do poder caso não atendesse a vontade da população e abusasse de seus poderes. Atitudes semelhantes poderiam ser adotadas na sociedade contemporânea, pois a falta de punição para tal prática reafirma a ideia errônea de que o poder exercido pela autoridade pode ser posto acima da lei. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, o problema do abuso de autoridade deve ser combatido no Brasil. O Estado (Boa. Apresentou o agente) pode tomar medidas mais rigorosas, como por exemplo, a criação de novas leis e a asseguração do cumprimento de leis antigas, além de tomar atitudes como diminuir ou destituir totalmente o poder do infrator. As leis devem ser cumpridas por todos, inclusive por aqueles que a criaram. Assim, para não chegarmos a uma república parecida com a de Gilead, precisamos tomar atitudes quanto ao abuso de autoridade. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |