Abuso de autoridade, uma discussão social - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 11/09/2020

Status:

Corrigida
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A frase célebre do filósofo Nicolau Maquiavel já afirmava: “dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é”. Tal afirmação dialoga com casos de abuso de autoridade no Brasil, onde alguns desembargadores destratam policiais e eles, por sua vez, cometem, vez ou outra, ações agressivas junto às favelas, por exemplo (Melhore a apresentação dessa ideia). Dessa forma, essa negativa afeta o caráter do indivíduo, porque denota atitude antiética e transforma qualquer sociedade num espaço sem lei efetiva ou prejudica apenas os menos favorecidos financeiramente. Por isso, um país sem uma legislação eficaz (Vírgula) a qual puna atos abusivos dessa natureza e uma base educacional deficiente (Vírgula) no que tange reflexão filosófica e estudos sociais, apenas ajudam a perpetuar o impasse. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se a noção problemática do excesso de autoridade. Em vista disso, há uma dualidade injusta principalmente diante da população civil. Um exemplo é quando um juiz destrata um policial por este notificá-lo de alguma irregularidade, achando-se da posição de magistrado para ofender ou ameaçá-lo. Alguns policiais, por outro lado, também agem assim, principalmente em favelas, onde derrubam portas, tratam as pessoas sem respeito e etc.Então, tais juízes não sofrem punição porque agentes de leis temem alguma resposta, em contrapartida, muitos agem irregularmente e quem mais sofre é o cidadão de bem. Por conseguinte, é preciso de uma legislação mais eficiente e totalmente efetiva, porque usar da autoridade para agir como ditador apenas confirma as palavras do sociólogo Henrique Garbellini: “parece ser uma necessidade de autorreconhecimento, de potência e de domínio, muito exacerbado”. Logo, o poder judiciário precisa fomentar vigilância, fiscalização “dura” e punir essas atrocidades. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e explore os argumentos)

(Melhore a estratégia coesiva) Também, a base educacional é um pilar assistencial diante dessa “vergonha”; (Ponto final) No entanto, a escola precisa formar indivíduos éticos e moralmente reflexivos e, por consequência, construa uma sociedade baseada no respeito, na empatia e na responsabilidade em agir de maneira correta e excelente conduta profissional. Por isso, parafraseando as palavras da filosofa Marilena Chauí (Vírgula) o meio educacional precisa direcionar ensino para a vida e não apenas passar alunos de ano. Isso forçosamente ajuda na desconstrução social de abusos de autoridades. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, esses abusos são reflexo de leis punitivas fracas e (Vírgula) o mais importante, sistema educacional ainda diminuto em objetivar e priorizar ensino sociólogo. Cabe ao Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente), por intermédio da nova base curricular de ensino, focar e delimitar disciplinas sociais como essenciais. Porque além de formar indivíduos mais éticos e entendedores da Constituição, deve permitir combater atos excessivos de abusos de autoridades e, assim, desenvolver uma sociedade mais justa e democrática. (A proposta precisa estar mais detalhada)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200