Abuso de autoridade no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Promulgada em 1988, a Constituição Federal defende a manutenção do direito à segurança, saúde e respeito a todos os indivíduos de uma mesma nação. Embora seja uma conquista, ainda se encontra a violação desses direitos bom como no abuso de autoridade (Problemas na construção de sentido), problema recorrente no Brasil. Nesse sentido ,uma razão latente para a problemática é não só a lacuna legislativa , mas também a falta de debate midiático. (Boa. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é preciso destacar que a falta de eficiência das leis tem impacto direto no impasse (Melhore essa ideia).Segundo John Lookhe  Locke as leis foram feitas para o homem e não para as leis. Nessa perspectiva ,verifica-se que apesar de leis já existentes que asseguram os direitos do indivíduo, a legislação é falha , uma vez que há violação do respeito por meio de autoridades o que pode gerar consequências tais como medo, insegurança e revolta da população. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido salientar que o silenciamento mediático é outra causa latente da problemática. De acordo com Foucault na sociedade pós-moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejamais sejam mantidas.Sobre esse viés observa-se que com o silenciamento da mídia, (Sem vírgula) ocorre a falta de informação e ação sobre o impasse, uma vez que uma vez que mecanismos socias que têm grande alcance de visibilidade, muitas vezes visa mais o lucro do que o bem estar e informação do corpo social. Dessa forma é inaceitável que mecanismos de democratização se transforma em ferramenta de opressão. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar a problemática. Logo, cabe ao governo de cada estado (Boa. Apresenta o agente) vigiar e aumentar as penas e fianças para autoridades que abusam do poder. Ademais, cabe a mídia promover (Boa. Apresentou outro agente), por meio de campanhas ,debates sobre o abuso de autoridade, afim  a fim de que as vítimas denunciem tais crimes.Tal ação deverá ser feita com entrevistas com pessoas que foram vítimas desse ato.Com isso , espera-se que as leis que a carta magna asseguram possam ser cumpridas. (A proposta precisa ter um elemento detalhado)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200