Conduta a ser combatida - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O abuso de autoridade é um assunto de ampla discussão no país atualmente em decorrência de diversos eventos desse tipo identificados pela sociedade e noticiados pela mídia. Nesse contexto, deve-se discorrer sobre o tema e citar os efeitos causados por essa prática na sociedade. (Desenvolva mais as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio é preciso discorrer sobre o que é o abuso de autoridade. Nesse sentido, tal ilícito acontece quando uma autoridade comete excessos no exercício de sua função pública, utilizando-se do seu cargo para obter algum tipo de vantagem para si ou para outrem (Essa informação ficaria melhor na introdução). Assim sendo, o servidor que pratica abuso de autoridade contraria o objetivo da administração pública, qual seja: priorizar o interesse público. Um exemplo desse tipo de conduta ocorreu em agosto de 2020 na cidade de Marília, em São Paulo, em que um policial militar foi punido injustamente por tenente-coronel após guinchar carro de vereadora que estava com licenciamento vencido. Nota-se, neste caso, duas autoridades valendo-se de suas posições (Melhore essa relação) para esquivar-se ou não fazer aplicar a lei a todos imposta. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em seguida, vale atentar quanto aos efeitos causados na sociedade. Dessa maneira, cita-se que o uso inadequado dos poderes administrativos resulta em uma administração pública ineficiente, uma vez que seus agentes não exercem as respectivas funções como deveriam. Além disso, faz com que a gestão pública perca um pouco de sua legitimidade, visto que ocasiona desconfiança por parte dos cidadãos, pois a lei não está sendo aplicada indistintamente, mas apenas para uma parcela da população. (Abordagem limitada)
 
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, a partir das observações feitas, que os agentes públicos devem exercer suas prerrogativas de forma a melhor atender toda a sociedade, sem abusar dos poderes a ele conferidos. Portanto, uma possível solução para essa problemática seria uma maior fiscalização das condutas dos servidores públicos e a devida aplicação da responsabilização civil, penal e administrativa. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam mais exploradas ao longo do texto, evitando uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200