Uso da autoridade para atos violentos. - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quando Hitler assumiu o poder na Alemanha, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, foi notório o abuso da autoridade que o mesmo exerceu durante sua ditadura. Ao estudarmos o ocorrido hoje, percebemos que no Brasil, (Sem vírgula) tal falta de limites para o poder também existe, mesmo que velado. Tendo como resultado desse abuso: injustiças, descumprimento dos direitos humanos e muito mais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Diversos acontecimentos tornam ótico o fato de o abuso da autoridade ainda existir. Os líderes aproveitam dos cargos que ocupam para usar como desculpa à suas ações violentas; (Vírgula) que muitas vezes aconteceram e acontecem sem necessidade alguma (Melhore a apresentação dessa ideia). Todavia, tomam atitudes abusivas, (Sem vírgula) que, em alguns casos, são frutos do preconceito e racismo em relação à vítima. Toma-se como exemplo o caso de George Floyd, um afro-americano que morreu ao ser sufocado por um policial branco em maio de 2020. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é inegável que o uso da autoridade para ações como essas é totalmente irresponsável e prejudicial à saúde física e psicológica daqueles que estão nas mãos desses autodeclarados “poderosos” (Reestruture essa ideia). Somado a isso, temos a revolta de parentes, amigos e pessoas que se juntam a causa para protestar contra esses atos. O que é totalmente coerente e sensato, visto que essa problemática deve ser combatida. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é preciso que toda vez que haja descumprimento da lei, já feita sobre esse impasse, o Ministério das Comunicações (Vírgula) juntamente com a imprensa (Vírgula) reporte os casos (Boa. Apresentou o agente). Com isso, ao torná-los público, será reforçado nos jornais e propagandas que o abuso da autoridade é crime. Assim, os protestos continuarão acontecendo, e os autoritários que cometerem o crime deverão ser penalizados conforme a justiça definir. Desse modo, o Brasil se tornará um país onde o excesso da autoridade estará em extinção. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do texto, evitando uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200