A questão do abuso de autoridade no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
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A Lei do abuso de autoridade, promulgada em 2019, conceitua este tipo de abuso como uma conduta abusiva realizada por agente público em detrimento do cidadão. Já o direito administrativo o caractetiza como um excesso de poder ou desvio de finalidade. Partindo desse pressuposto, acredita-se que essa questão tem atingido dimensões ainda mais amplas, comportando-se como um problema de ordem estrutual. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, as relações de poder ao longo da história brasileira foram construídas por situações de mando e obediência. Tal aspecto tem ocorrido desde o período colonial, em que os senhores de engenho, valendo-se da sua representatividade, mobilizava toda uma rede para consecução dos interesses, bem como para consolidar o seu poder. Nesse universo o restante da população era esteriopata como inferior, sendo marginalizado pela sua origem e raça. Essa estrutura desencadeou a formação de um ideário de poder ilimitado, abrindo precedentes para exorbitância do mesmo sob a camada mais vulnerável da sociedade. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ao analisar os casos recentes de abuso de poder, nota-se o resquício dessa conjuntura colonial, já que parte dos representantes públicos têm feito dos seus cargos instrumentos de intimidação, constrangimento e meio para legislar em causa própria. Como exemplo, podemos observar a aprovação da própria Lei do abuso de autoridade, a qual foi realizada por congressistas, cuja maioria está sob investigação policial. Percebe-se também que essa prática de condutas abusivas tem se estendido para o setor privado, uma vez que tem sido crescente o número de assédios cometidos nos locais de trabalho, principalmente, contra mulheres, evidenciando a formação de uma estrutura abusiva que tem estado presente em diversos meios e espaços. (Delimite e explore mais o argumento)

(Boa estratégia coesiva) Diante desse contexto, faz-se necessário que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Vírgula) articulado com o Ministério do trabalho (Vírgula) criem canais de denúncias para combater esse tipo de abuso (Boa. Apresentou o agente). Concomitantemente, torna-se plausível que o governo federal (Boa. Apresentou outro agente) reforce os mecanismos de apuração de condutas ilícitas cometidas por seus agentes por meio da constituição de uma comissão composta, primordialmente, pela sociedade civil, de modo a garantir a efetividade fiscalizatoria dessas condutas. (A proposta precisa estar mais detalhada)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200