Quando falamos de abuso de autoridade no Brasil podemos pensar em diversas situações ocorridas como a força policial, pessoas que se aproveitam de seus respectivos cargos para benefício próprio, fazem coisas (Reveja a seleção lexical) por debaixo dos panos sem pensar em consequências e de toda uma sociedade que será afetada por atitudes descabíveis. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Nos últimos anos as estatísticas vêm mostrando um grande aumento na porcentagens de PMs (Desenvolva a sigla) envolvidos em abusos de autoridade, muito dos casos acontecem por se tratarem de pessoas negras (Vírgula) a violência usada é muito grande, as vítimas são encurraladas sem a menor chance de se defender ou se explicar do ocorrido ou engano que estar está acontecendo no momento da abordagem, infelizmente alguns casos são fatais (Vírgula) vítimas são mortas por golpes ou tiros desnecessários, chegamos a nos perguntar se realmente era pra ser uma abordagem comum!? temos bastantes exemplos desses casos que ocorrem com frequência. Mas por que isso acontece tanto? será que pensam que não haverá consequências que aquela vida não é importante que por ser uma pessoa negra é um " bandido", por diversas situações a própria imagem da polícia fica manchada. (Melhore o encadeamento textual. Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Para esse problema tão constante deveria ter punições mais severas, mais treinamento e conscientização para saberem agir nessas ocasiões, com leis mais rígidas poderão pensar mais antes de agir, e depois de imobilizar os suspeitos derem a chance de uma explicação (Vírgula) pois muitas vezes pode ser um pai de família em uma situação desagradável e daí tirar conclusões e tomar as medidas cabíveis e usar a força quando necessário. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |