Diretos iguais ou abuso de poder? - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Abuso de poder se define como um ato onde  em que a pessoa utiliza da sua autoridade para realizar desejos próprios e passar por cima dos direitos da outra pessoa. Tanto no mês de maio quanto no mês de julho, dois casos de abuso de autoridade chamaram a atenção da mídia, sendo o primeiro causado por um policial e o segundo por um desembargador. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Dessa forma, é notório que no Brasil ocorre vários casos de abuso de poder, sendo necessário a discussão sobre tal tema. No dia 30 de maio, o policial militar João Paulo Servato pisou no pescoço de uma mulher negra, posteriormente, no mês de julho o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira destratou um policial e rasgou uma multa por se recusar a usar máscara de proteção, em resumo, o abuso de poder pode ocorrer em várias situações, por exemplo: dentro de empresas grandes, onde o chefe ou uma pessoa de cargo superior possa se aproveitar do próprio poder e destratar um funcionário ou sobrecarrega-lo, entre outros. (Reestruture as discussões apresentadas. Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Decerto, já existe uma lei em vigor para esse problema, porém ela não tem uma eficácia tão boa. Nos dois casos citados no 2° parágrafo, o que chamou a atenção do público foi a punição, onde não foi tão severa quanto o esperado. Segundo a Doutora em ciência política Celly Cook Inatomi: "Ficaria surpresa caso tomada uma medida de fato, não digo punitivista, mas que garantisse que isso não acontecesse mais...", dito de outro modo, enquanto o abuso de poder não for tratado de forma mais severa vai continuar acontecendo. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema, sendo uma delas aperfeiçoar a lei já existente de modo onde a punição seria igualitária, independente do cargo ou poder da passoa. Logo, é necessária a divulgação sobre o tema, onde irá orientar as pessoas caso o abuso de autoridade ocorra com elas ou presenciem a cena envolvendo outra pessoa. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200