Abuso de autoridade no Brasil!! - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sucesso do filme nacional “Tropa de Elite” é atribuído pelo motivo da obra ficcional apresentar um enredo com severas críticas ao abuso de autoridade da polícia brasileira. Por isso, essa problemática de cunho social se estabelece no mundo real de forma violenta e dominante. Assim, o abuso de autoridade caracteriza-se pelos indivíduos que visam obter benefícios baseando-se em seus cargos públicos. Logo, sob esse viés, é justo avaliar o problema na falta de uma punição mais severa para esses infratores relacionado a obrigação do Estado que é cuidar do bem-estar da nação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, há uma urgência em uma punição mais assertiva, digna de exemplo para a sociedade, quando se trata de abuso de poder. Consoante a um fato noticiado pela mídia, recentemente, prova que a punição sobre atos de abuso de poder falha, explicitamente, no Brasil (Melhore a apresentação dessa ideia). A exemplo disso, o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira (Vírgula) que rasgou uma multa referente ao descumprimento de normas de saúde sobre a atual pandemia do coronavírus, fora afastado do cargo, porém, continua a receber seu salário normalmente. Ademais, esse fato contraditório, (Sem vírgula) mitiga a autoridade do Poder Judiciário brasileiro e deturpa a visão do sociólogo Hobbes de que o Estado tem a obrigação de cuidar do bem-estar da população. (Argumentação expositiva. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que o abuso de poder corrobora com a falta de administração estatal perante ao interesse público. Segundo o sociólogo Max Weber, o Estado possui o uso legítimo da força para remediar problemas sociais. Entretanto, esse prestígio estatal, às vezes, pode confrontar com problemas na própria conjuntura que o Estado possui para combater esses crimes cometidos por civis. Desse modo, quando um policial militar agride uma senhora negra de meia idade, covardemente, torna-se evidente que o abuso de autoridade suprime o dever estatal de velar pela segurança e comodidade social. Por isso, é imperativo que exista uma medida interventiva para combater esses impasses sociais. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas)

(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que a falta de uma punição severa influi, negativamente, na obrigação estatal em cuidar da nação que governa. Dessarte, é preciso que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Apresentou o agente) elabore o projeto “Mais Punição, Mais Justiça” com o intuito de tornar mais severa as punições aos indivíduos que possuem cargos públicos e, porventura, ousarem cometer abuso de poder, explicitamente. Para isso, é necessário que esse projeto parte do pressuposto que esses infratores serão afastados de seus cargos, perderão os seus salários e, ainda, terão que pagar multas referentes a indenizações para as suas vítimas; enquanto estiverem sob investigação e apuração dos seus crimes. Assim, com essa medida, o Brasil tornar-se-ia um país referência no combate ao abuso de poder.

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200