Abuso de autoridade,um problema social - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O abuso da autoridade é uma ação humana de permanecer em cargos para fazer valer vontades em particulares, onde  em que o agente atua com excesso de poder, ou desviar uma finalidade onde o agente usa indevidamente o poder para atingir um fim diverso que a lei lhe confere (Melhore a apresentação dessa ideia). Atualmente, o abuso de poder pode ser considerado um assunto conhecido devido ás às situações que são vistas no dia a dia que tem dominado noticiários e redes sociais que faze  faz recapacitar a sociedade sobre a injustiça do poder autoritário que têm os agentes que ocupam um cargo considerável. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) De acordo com a Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, mas, (Sem vírgula) a ocorrência de numerosos casos de abuso de poder dão a impressão de que algumas pessoas são superiores a outras, observa-se casos onde  (Reveja pronomes relativos) pessoas são humilhadas, enquanto o abusador atua fora dos limites que a lei lhe permite ou evade a finalidade de esta, paralelamente,. Outra situação para ter em consideração em relação ao abuso de poder é o assédio moral no trabalho, onde os chefes expõem aos subordinados a situações que podem ser degradantes e repetitivas. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e explore as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Recentemente, ocorreu um caso em particular que gerou revolta em noticiários e redes sociais, o caso de George Floyd, um homem afro-americano que foi assassinado em Minnesota, Estados Unidos, por Derek Chauvin, que ocupava o cargo de policial naquele momento, na cidade de Minneapolis, Derek ajoelhou-se no pescoço de ele dele até a morte, enquanto Floyd estava deitado de bruços na estrada, o acontecimento mostrava a humilhação e crueldade dos atos, como resultado os policiais envolvidos foram demitidos no dia seguinte e a morte levou ao movimento ativista antirracista Black Lives Matter e algumas celebridades como Lady Gaga, Billie Eilish e Aidan Gallagher se manifestar pelas redes sociais (Melhore o encadeamento textual. Falha na progressão da discussão) também iniciou-se protestos e manifestações que no começo foram pacíficos, mas depois se tornou-se violentos com destruição de bens públicos e repressão policial. (Reestruture. Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é preciso que o Estado promova cursos sobre direitos humanos tanto nos novos ingressantes nas forças policias e militares, como aqueles que se encontram em função. É necessário, da mesma forma, educar no ambiente privado sobre assédio de todo tipo, tanto para funcionários como para chefes ou pessoal que tem funcionários a cargo (Problemas na construção de sentido). Com o propósito de evitar os casos de violência policial, o governo (Apresentou o agente) deve criar um organismo Independiente  independente sob o mando de pessoal civil trabalhando com equipes mistos de civis e policiais que se ocupem de controlar, (Problemas na construção de sentido) fiscalizar e investigar o acionar policial onde (Vírgula) primeiramente, se afaste o suspeito e certificando-se o abuso, os responsáveis sejam punidos administrativamente.

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore as discussões, evitando uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200