“O homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde queda de Adão e sê-lo-á para sempre, a menos que despoje-se do homem natural e torne-se santificado”, é o que o líder religioso Néfi disse no Livro de Mórmon. De acordo com ele a corrupção é intrínseca ao homem quando recebe-se poder, este inclina-se a despertar suas maiores fraquezas. Frequentemente se vê a veiculação de notícias bárbaras nos noticiários (Há um pleonasmo aqui. Reelabore) do Brasil que explicitam o decaimento da humanidade e a sua falta de moral. Casos desde pais abusando de diversas formas de seus filhos e esposas até grandes escândalos políticos mostram que, em nossa sociedade, o homem ao possuir poder busca fazer valer de seus interesses pessoais em detrimento do grupo que possui o dever de representar e busca alcançar cada vez mais domínio impróprio. (As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com o tema. Reformule)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise deve-se ressaltar o princípio físico da inércia que age de modo que um corpo tente a prosseguir em seu estado de repouso ou movimento a menos que aja outra força atuando sobre ele. Paralelamente, observa-se tal princípio na natura humana: que ao adquirir algo a humanidade o procurará possuir em maior abundância o que o leva ao egoísmo, à ganância e ao abuso de sua autoridade (Melhore a apresentação dessa discussão). Percebe-se, então, a responsabilidade pessoal que um líder possui em manter seus valores e deveres claros em sua mente para que este possa agir devidamente, contribuindo para o bem coletivo. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise o líder deve representar a vontade de seu grupo. Desde que o Brasil foi proclamado como república conta com um sistema cada vez mais democrático, como por exemplo mulheres e negros receberem o direito ao voto e o sistema de cotas públicas. Contudo ainda percebe-se que a democracia não é plena quando se vê corrupção política que acaba prejudicando a nação e não representa a vontade do povo, como por exemplo protestos políticos e escândalos da Odebrecht e Petrobrás. (Como essas discussões se relacionam ao tema? Reveja e reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para se resolver o impasse. Cabe pois ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se encarregar da transparência política ao informar à população brasileira com clareza discussões do plenário bem como medidas tomadas e realizar consultas online por meio de sua plataforma e disponibilizá-las também em locais públicos para promover a participação de todos e conceder ao povo o poder de se derrabar decisões que não sejam de interesse público. Juntamente cabe ao Ministério da Cultura promover por meio de seus recursos campanhas nas mídias com o intuito de promover valores humanos e reforçar as práticas corretas de liderança (Melhore a construção dessa ideia). Enfim, por meio dessas práticas será possível o homem se despender da inércia da corrupção e se santificar conforme declarou Néfi. (A proposta de intervenção precisa estar relacionada ao tema proposto)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |