O homem natural é inimigo de Deus - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 10/09/2020

Status:

Corrigida
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“O homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde queda de Adão e sê-lo-á para sempre, a menos que despoje-se do homem natural e torne-se santificado”, é o que o líder religioso Néfi disse no Livro de Mórmon. De acordo com ele a corrupção é intrínseca ao homem quando recebe-se poder, este inclina-se a despertar suas maiores fraquezas. Frequentemente se vê a veiculação de notícias bárbaras nos noticiários (Há um pleonasmo aqui. Reelabore) do Brasil que explicitam o decaimento da humanidade e a sua falta de moral. Casos desde pais abusando de diversas formas de seus filhos e esposas até grandes escândalos políticos mostram que, em nossa sociedade, o homem ao possuir poder busca fazer valer de seus interesses pessoais em detrimento do grupo que possui o dever de representar e busca alcançar cada vez mais domínio impróprio. (As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com o tema. Reformule)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise deve-se ressaltar o princípio físico da inércia que age de modo que um corpo tente a prosseguir em seu estado de repouso ou movimento a menos que aja outra força atuando sobre ele. Paralelamente, observa-se tal princípio na natura humana: que ao adquirir algo a humanidade o procurará possuir em maior abundância o que o leva ao egoísmo, à ganância e ao abuso de sua autoridade (Melhore a apresentação dessa discussão). Percebe-se, então, a responsabilidade pessoal que um líder possui em manter seus valores e deveres claros em sua mente para que este possa agir devidamente, contribuindo para o bem coletivo. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise o líder deve representar a vontade de seu grupo. Desde que o Brasil foi proclamado como república conta com um sistema cada vez mais democrático, como por exemplo mulheres e negros receberem o direito ao voto e o sistema de cotas públicas. Contudo ainda percebe-se que a democracia não é plena quando se vê corrupção política que acaba prejudicando a nação e não representa a vontade do povo, como por exemplo protestos políticos e escândalos da Odebrecht e Petrobrás. (Como essas discussões se relacionam ao tema? Reveja e reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para se resolver o impasse. Cabe pois ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se encarregar da transparência política ao informar à população brasileira com clareza discussões do plenário bem como medidas tomadas e realizar consultas online por meio de sua plataforma e disponibilizá-las também em locais públicos para promover a participação de todos e conceder ao povo o poder de se derrabar decisões que não sejam de interesse público. Juntamente cabe ao Ministério da Cultura promover por meio de seus recursos campanhas nas mídias com o intuito de promover valores humanos e reforçar as práticas corretas de liderança (Melhore a construção dessa ideia). Enfim, por meio dessas práticas será possível o homem se despender da inércia da corrupção e se santificar conforme declarou Néfi. (A proposta de intervenção precisa estar relacionada ao tema proposto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200