Assegurado pelo artigo 5 da Constituição de 1988, todos os indivíduos devem ser respeitados. Tal lei não é seguida por algumas autoridades, que abusam dos seus poderes para não só discriminar as pessoas, mais mas também para escapar de seus crimes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A prióri priori,no Brasil, abuso de autoridade para discriminar pessoas é uma problema muito frequente. Esse fato pode ser comparado com o filme "O grande ditador", onde o personagem principal e seus semenhates eram perseguidos pelos soldados do ditador Adenóide Hynkel, que abusavam de seus poderes para maltratar os cidadãos. Nessa perspéctiva,a ficção coincide com a realidade, já que muitos políciais apreende e até agridem as pessoas por acharem que por ter algum poder tem direito de tratar-las tratá-las como bem entender (Melhore a relação entre as discussões). Logo, esse comportamento restringe o artigo 5 da atual Constituição e por isso não pode suceder.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, algumas leis burocráticas são violadas por autoridades, como agredir colegas cujos cargos são menores para não serem multados (Melhore a construção dessa ideia). Todavia, esse problema vem desde o século XVI, quando o Brasil era colônia de Portugal, que se aproveitava de seu domínio para enviar riquezas brasileiras para o país sem nenhuma consequência. Hordienamente, mesmo que o Brasil seja um país independente e democrático, muitos juízes se subjugam superiores a ponto de bater em um soldado que o apreendeu em uma blitz por está em alta velocidade. Dessa forma, se isso não mudar esses abusos continuarão atravessando séculos. (Abordagem limitada. Delimite e explore as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, esse tipo de abuso é inadmissível, deixando muitos civis se perguntando quem irá defendê-los dos então soldados de Adenóide Hynkel. Portanto, para acabar com esse crime se faz nescessário que o governo por meio do Ministério da Justiça - que é o órgão mais competente para essa fusão - (Boa. Apresenta e faz detalhamento do agente) faça valer a Constituição de maneira mais rígida como multar essas autoridades e até banilas bani-las de seus cargos em casos mais sérios. Só assim, a população irá se sentir protedida pela justiça, caso contrário, a crença de que o Brasil é um país igualitário não passará de um sonho.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto senti falta de um planejamento textual que pudesse garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |