Caminhos para um Brasil sem abusos de poder - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 04/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Antes da Revolução Francesa havia a Monarquia, modelo político que concentrava o poder em uma única autoridade. Luís XIV sintetiza esse período na icônica frase "O Estado sou eu". Em virtude de superar-se o autoritarismo vigente, o teórico iluminista Montesquieu propôs a diluição do poder nos três seguintes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Logo é visível que ao longo da história da humanidade o tema da soberania foi bastante debatido. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Em Watchmen, quadrinho escrito pelo inglês Alan Moore, os super-heróis são questionados constantemente ao serem retratados como seres falhos, e diante de tal contradição é que a obra desenvolve a sua narrativa. Nesse sentido, nota-se que as autoridades por mais idealizadas que sejam não estão imunes aos comportamentos inadequados (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto é necessário estabelecer limites àqueles que comandam a sociedade. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Immanuel Kant, importante filósofo da era moderna, (Melhore o encadeamento textual) "O indivíduo deve agir segundo a máxima que gosta de ser transformada em universal", e essa tese adequa-se perfeitamente às autoridades, pois os superiores devem atuar na promoção do bem-estar social. Entretanto, a realidade é bem diferente, um bom exemplo é o caso do policial militar que foi filmado pisando no pescoço de uma mulher negra (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão). Desse maneira, é inegável a necessidade de intervenção (Vírgula) a fim de que situações como essa não ocorram novamente. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é notável que no Brasil as relações de poder são conflituosas, visto que as figuras institucionais são marcadas pelos seus excessos, o que certamente não é benéfico para coesão da nação, já que essas pessoas são responsáveis por mantê-la. A fim de resolver tal problema, é de extrema importância a atuação dos três poderes em harmonia (A apresentação do agente precisa ocorrer com mais clareza), através da criação e da implementação de leis que visem reduzir os abusos, e, também, de formas que incentivem denunciadores. À esfera civil (Boa. Apresenta um agente), (Sem vírgula) é fundamental expôr a sua indignação, para que as demandas populares fiquem claras. Assim cidadãos viverão em uma sociedade em que as autoridades os respeite. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam estar mais alinhadas com o tema. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200