Despotismo imaginário das competências - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 04/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao falarmos do abuso de autoridade muitas questões estão envolvidas, uma bem nítida seria os nossos direitos. Eventualmente se cometermos algum ato ilícito, devemos pagar como é prescrito nas leis vigentes, isso serve para um cidadão comum e também para as autoridades (Melhore a apresentação dessa ideia). Mas um ato que causa revolta em muitos é quando certas pessoas mal intencionadas praticam ações abusivas de poder. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorece sem esse quadro. (Não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil o abuso por ter um certo poder sempre esteve presente (Melhore a construção dessa ideia), ocorrendo por excesso dele e também pelo desvio da finalidade. Um exemplo claro, foi que recentemente um desembargador se recusou a pagar uma multa e a rasgou, além de humilhar um guarda municipal, assim mostrando uma falta de preparo para a sociedade, que já é bem complicada. Se analisarmos os dados dos últimos anos, como foi feito pelo portal de notícias G1, que apresentou que as denúncias de abuso de autoridades cometidos por pms cresceram 74% nos últimos dois anos. Se levarmos em consideração que em São Paulo cresceu, assim podemos pensar que teve um aumento no Brasil também. (Faltou planejamento textual. Delimite e explore as discussões apresentadas)

(Melhore a estratégia coesiva) Um fato relevante é o que aparece no filme "À Espera de um Milagre", o personagem Paul (Vírgula) que é um carcereiro quando é confrontado pelo tratamento que dá aos prisioneiros fala: " Homens sob pressão podem explodir se machucar e machucar os outros" (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante do exposto, pode-se entender que não podemos generalizar quando falamos de um abuso de uma autoridade, temos que ver o outro lado da história, pode ser o preparo que o indivíduo teve, problemas na família ou até mesmo no ambiente de trabalho. (Reestruture as discussões. Recorte limitado)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Levando em conta o que foi mencionado, é certo, medidas são necessárias para resolver esse problema. Uma delas seria que o Ministério Público  (Boa. Apresenta o agente) aumentasse e efetivasse a fiscalização das leis sobre as corporações. Outro ponto é o preparo e a descapacitação, se as autoridades competentes melhorassem o capacitamento de muitos profissionais, ensinando-os a usar o poder mais com respeito ao próximo, evitariam assim muitos descasos. Dessa forma, o Brasil poderia superar o abuso cometido por muitas autoridades. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, no entanto faltou planejamento textual. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200