Autoridade versus Liberdade - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 04/09/2020

Status:

Corrigida
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Quando se fala de lei, subentende-se ordem e cumprimento de regras. Desde os primórdios (Cuidado com expressões clichês) é dada autoridade a pessoas consideradas em sua plena capacidade de fazer valer a mesma, além de decretos e regulamentos. Porém, tornaram-se recorrentes os casos em que se apresentam exceções à regra. (Contextualize o tema e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O chamado "jeitinho brasileiro", uma expressão que denota clara depreciação de um povo que possui grande potencial, tem-se feito uma infeliz verdade (Melhore a apresentação dessa ideia). Indivíduos designados para manter a ordem e segurança, (Sem vírgula) estão contribuindo para a disseminação do medo e da revolta pela sensação de impunidade, devido ao abuso de autoridade. Situações de claro despreparo e desrespeito ao cidadão, que tem na Constituição seu direito à segurança e amparo garantidos. (Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Infortúnios gerados, hora por despreparo para lidar com pessoas, hora pela falta de respeito com profissionais em âmbitos de atuação diferentes por vezes considerados inferiores, a convicção de uma imunidade consequente do poder aquisitivo, são apenas alguns dos fomentadores de situações alarmantes como as vistas recentemente no noticiário (Reestruture essa discussão). Há também o agravamento quando isto posto fere não só o direito de outrem, mas também sua integridade física e/ou emocional. (Reestruture as discussões apresentadas. Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A lei foi feita para todos os que pertencem a uma sociedade, portanto há de funcionar também para estes. O tempo de serviço, nível hierárquico e conhecimento não devem, jamais, influenciar em seu julgamento. Autoridades, que em momento algum deixam de ser cidadãos, não devem ser absolvidas mediante provas contundentes de abuso de autoridade. A sanção da pena mediante a necessidade, seja ela prisão, multa ou destituição do cargo, contribui para uma sociedade confiante de que, em todas as classes e níveis, a justiça pode e deve ser feita. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200