*** - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 04/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More (Vírgula) é retratada uma sociedade perfeita, na qual um corpo social padroniza-se pela ausência de conflito e problemas. No entanto o que se observa hordialmente é o oposto do que o autor prega, uma vez que o abuso de autoridade tem sido pertinente, o qual dificulta a concretização dos planos de More, diante dessa problemática a sociedade carece de atitude imediata. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, o abuso de autoridade deriva se da baixa atuação dos setores governamentais (Vírgula) no qual deveria ocorrer a criação do mecanismo que coíbam tais ocorrências, como foi o caso do jovem negro que foi morto brutalmente pelas mãos de um policial sem ao menos poder se defender (Melhore a progressão de ideias), assim a sociedade encontra-se refém devido a ineficiência do Estado, o qual é responsável por garantir o bem-estar da população. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a impunidade é a causadora do problema, partindo desse pressuposto que um promotor fez questão de usar a (Melhore a construção de sentido) supremacia do seu cargo para humilhar o guarda civil que o abordou por está  estar circulando sem máscara, (Melhore a progressão de ideias) a certeza de que não será punido contribui com a perpetuação do quadro deletério, retardando a resolução da problemática e tornando a sociedade vulnerável e menos importante. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente (Vírgula) a fim afim de mitigar o abuso de poder, o legislativo (Boa. Apresenta o agente), junto com a Secretaria de Segurança Pública (Vírgula) precisa incutir as leis de forma rápida e eficaz punindo os transgressores independente da sua formação acadêmica ou cargo público. Mostrando que o governo se preocupa com a população como um todo, até mesmo os menos providos. Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo (Vírgula) o impacto nocivo desses abusos e a sociedade alcançará a utopia de More. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200