Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More (Vírgula) é retratada uma sociedade perfeita, na qual um corpo social padroniza-se pela ausência de conflito e problemas. No entanto o que se observa hordialmente é o oposto do que o autor prega, uma vez que o abuso de autoridade tem sido pertinente, o qual dificulta a concretização dos planos de More, diante dessa problemática a sociedade carece de atitude imediata. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, o abuso de autoridade deriva se da baixa atuação dos setores governamentais (Vírgula) no qual deveria ocorrer a criação do mecanismo que coíbam tais ocorrências, como foi o caso do jovem negro que foi morto brutalmente pelas mãos de um policial sem ao menos poder se defender (Melhore a progressão de ideias), assim a sociedade encontra-se refém devido a ineficiência do Estado, o qual é responsável por garantir o bem-estar da população. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a impunidade é a causadora do problema, partindo desse pressuposto que um promotor fez questão de usar a (Melhore a construção de sentido) supremacia do seu cargo para humilhar o guarda civil que o abordou por está estar circulando sem máscara, (Melhore a progressão de ideias) a certeza de que não será punido contribui com a perpetuação do quadro deletério, retardando a resolução da problemática e tornando a sociedade vulnerável e menos importante. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente (Vírgula) a fim afim de mitigar o abuso de poder, o legislativo (Boa. Apresenta o agente), junto com a Secretaria de Segurança Pública (Vírgula) precisa incutir as leis de forma rápida e eficaz punindo os transgressores independente da sua formação acadêmica ou cargo público. Mostrando que o governo se preocupa com a população como um todo, até mesmo os menos providos. Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo (Vírgula) o impacto nocivo desses abusos e a sociedade alcançará a utopia de More. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |