O uso do poder indevidamente é uma conduta considerada crime, além disso é muito comum na sociedade brasileira atualmente. Acontece quando agentes públicos violam a lei agindo além da sua competência e ofendendo os direitos humanos de um ou mais cidadãos, coagindo-os a ideia de um cargo autoritário ser superior a um indivíduo comum. (Formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Entretanto tal comportamento irregular e inapropriado é considerado um delito (Vírgula) de acordo com a legislação. O abuso de poder é classificado em duas partes, sendo elas: excesso de poder (autoridade age além do permitido) e desvio de poder (uso do poder diante a motivos pessoais e não ao bem comum). (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Aliás, situações cotidianas e cada vez mais frequentes (Vírgula) por exemplo, são as práticas excedentes e inadequadas na abordagem da autoridade com um indivíduo, causando por sua vez, (Sem vírgula) danos ou até mesmo a morte da vítima que muitas das vezes não entende o porquê do comportamento autoritário. (Ideias fragmentadas) Visto que no decorrer de 2019 foram feitas 848 denúncias contra policiais por abuso de autoridade, apenas em São Paulo. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, sabendo que mesmo diante de uma lei que distingue como crime o excesso do poder, ainda sim existem muitas denúncias do mesmo. Dessa forma, incluindo punições mais rígidas; disponibilizando cursos mais abrangentes através dos treinamentos de cada setor dos respectivos agentes públicos e principalmente levando a vigor judiciário a alteração e limitação do poder, podendo assim redirecionar a atenção para a segurança da sociedade, como resultado haveria uma decadência nos casos. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |