Abuso de Autoridade: Um Problema em Várias Escalas - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 04/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Este assunto é de extrema complexibilidade; segundo as leis "Somos todos livres e iguais em direitos", porém os abusos de autoridade indicam que ainda existe aquele velho sentimento de superioridade, já que ao usar seu cargo como forma de inferiorizar alguém ou infringir leis, (Sem vírgula) rompe-se rompe com o que garante que somos todos iguais. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em geral, esse problema acarreta vários outros; isso se estende, por exemplo, ao caso de George, um negro morto por policiais brancos, e que representa paralelamente um caso de racismo, mas também o uso de uma profissão para oprimir um indivíduo (Melhore a apresentação dessa discussão). Falando deste problema, dessa vez em nosso país, colecionamos casos muito parecidos; a situação chegou a um ponto tão extremo que o atual governador de São Paulo, João Doria, promoveu neste ano (2020) um novo treinamento para as forças militares paulistas, além de fazer com que o uso de câmeras nos uniformes dos agentes policiais seja obrigatório. (Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Podemos relatar ainda uma ocorrência mais atual; (Uso inadequado da pontuação) a de uma autoridade judicial que foi flagrada em seu automóvel sem utilizar máscara facial, isso em meio a pandemia de coronavírus (Melhore a apresentação dessa ideia). O índividuo foi advertido por um policial, porém não aceitou a sua advertência, declarando a superioridade de seu cargo e fazendo ligações para outra autoridade, dizendo que lhe comunicaria do ocorrido e que o polícial sofreria consequências (de cunho judicial) devido a situação. (Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A afirmativa é que o abuso de autoridade desencadeia ações de humilhação/inferiorização, além do descumprimento de artigos e de direitos humanos. É dever do Estado (Boa. Apresenta o agente) promover o endurecimento e criação de leis específicas para esses casos, já que o receio de penalidades leva a um controle do problema; (Uso inadequado da pontuação) assim evitando que a razão e os direitos sejam feridos. (A proposta não está completa)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma argumentaçaõ expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200