Lei de abuso de autoridade - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 04/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O abuso de autoridade ocorre no momento em que um agente público, no exercício de sua função, aproveita-se do cargo para se beneficiar ou atender interesse de terceiros. Na atualidade, o assunto ganhou repercussão no Brasil por causa do episódio do Desembargador, o qual rasgou uma multa e desacatou um guarda civil em uma praia paulista. Tudo isso devido ao cargo que possui. Diante desse cenário, a publicação da lei 13.869/2019 chegou em uma boa hora (Melhore a apresentação dessa ideia), já que constitui uma solução para a problemática, pois deixa transparente quais são as condutas consideradas criminosas. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a aprovação da lei de abuso de autoridade permitiu a caracterização das ações consideradas punitivas e (Vírgula) com isso, espera-se diminuir interpretações equivocadas do judiciário e da polícia, até então existentes. Nesse contexto, o cidadão pode ser preso injustamente, uma vez que na maioria das vezes desconhece seus direitos (Melhore a apresentação dessa discussão). Exemplo disso é a obrigação do agente público de se identificar ao abordar um suspeito de crime. Dessa forma (Vírgula) com essa nova norma jurídica, menos pessoas serão presas e consequentemente evitará a superlotação dos presídios. (Explore mais o argumento apresentado)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, esta nova norma será responsável pela diminuição da violência cometida em exagero pelo agente público a população, principalmente nos bairros mais carentes de algumas cidades brasileiras. Nesse contexto, a autoridade conhecerá o que pode ou não fazer para configurar abuso de autoridade e quais serão as penas se cometê-lo. Um exemplo são os dados da Ouvidoria da Polícia de São Paulo, das quais ocorreram 840 denúncias desse tipo, sendo 84% envolvendo policias militares, 14% de civis e 2% com membros das duas polícias somente em 2018. (Explore mais as discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É necessário que mais medidas sejam realizadas para aplicar eficientemente a lei 13.869/2019. Logo, é deve do Governo Federal, órgão superior do poder executivo, (Boa. Apresenta e faz detalhamento do agente) disponibilizar recursos a serem repassados para os órgãos de comando e controle, a fim de capacitar os agentes públicos por meio de capacitações realizadas em horário de expediente. Espera-se com isso, ajude no cumprimento da função (Problemas na construção de sentido). Espera-se (Vírgula) com isso, evitar a ocorrência de violência policial e abuso cometido pelas maiores autoridades contra a população menos favorecida da nossa sociedade.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto faltou explorar mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200