" Você sabe com quem está falando?' (Aspas duplas), argumento muito usado por quem quer se sobrepor pela sua distinção social. Nota-se na sociedade contemporânea brasileira traços de um período colonial em que havia estamentos sociais muito bem definidos em que o mais rico, com mais poder ou detentor de maior conhecimento (Vírgula) se categorizava equivocadamente como superior. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Abusos de poder ou autoridade ocorrem nos mais diversos níveis de poder, contrariando a ideia de igualdade do pensamento iluminista que defendia a tese da igualdade humana, além de fugir de concepções da democracia direta. Em sua mundo em que a (Problemas na construção de sentido) desigualdade social é prevalente, a conquista de funções consideradas elevadas se torna distante da realidade da maioria dos indivíduos, causando naqueles que estão em patamares elevados falsa impressão de poderio total. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Desta maneira, nota-se envolver uma problemática social de diferentes esferas, como distinção de pessoas pela sua ocupação, ocorrência de excessos e preconceitos, que gera de alguma maneira alusão ao Nazismo, em que a raça ariana era superior as demais. Dado os fatos e todas suas consequências inconcebiveís fez-se necessário a criação da Lei de Abuso de Autoridade no Brasil (Vírgula) que começou a vigorar no início do ano de 2020, entretanto, mesmo com sua efetivação casos estão surgindo como do desembargador que se recusou a usar a máscara e desacatou guardas municipais, como da engenheira que deferiu ofensas a um fiscal da Vigilância Sanitária. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, fica evidente a existência em muitas pessoas de um sentimento de superioridade que causa muitas vezes o abuso de poder e autoridade, Buscar alternativas que (Problemas na construção de sentido) trabalhem essa temática, levando o individuo a refletir e repensar suas atitudes, por meio de abordagens em escolas, programas de tevê e palestras se fazem necessárias, efetivando de fato a Lei de Abuso de Autoridade e caso tenha ocorrido episódio de abuso, penas mais rígidas e cumprimento destas se fazem necessárias , porque como colocou Montesquieu ' (Aspas duplas)Existem boas leis, mas não existem bons executores' (Aspas duplas), elucidando a importância da executação das leis. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |